Sem assinatura de Leomar, convenção do PMDB será convocada pelo diretório

Quintanilha compartilha vontade do ex-governador Marcelo Miranda e disse que não acha que o PMDB deva participar do processo de eleições. Disse que executiva chamará convenção, não o presidente...

Quintanilha disse que não convocará convenção
Descrição: Quintanilha disse que não convocará convenção Crédito: T1 Notícias

Informações repassadas ao T1 Notícias nesta quarta-feira, 16, dão conta de que a direção estadual do PMDB não quer que a sigla participe do processo de eleições indiretas para escolher o novo governador do Tocantins e de que o presidente não deve assinar o edital de convocação da convenção para escolher o nome do PMDB para disputar o processo.

O presidente regional do partido, Leomar Quintanilha, admitiu reconhecer que “existem outros membros do partido que querem apresentar candidatura, por isso a convenção para indicação do nome está sendo convocada pela executiva regional e não pelo presidente”. A Executiva é quem vai decidir qual o nome irá disputar a eleição indireta, conforme disse Quintanilha. 

Ele defende que “o PMDB é um partido plural e nós respeitamos a opinião das pessoas, mas é um partido democrático que acolhe a decisão da maioria”. Quintanilha confirmou sua posição quanto a disputa nesta eleição indireta: “o meu entendimento é que o PMDB não deveria participar desse processo de eleição indireta. Nós queremos concorrer é na eleição direta, submetendo o nome do nosso candidato à apreciação popular, não a essa votação indireta na Assembleia”.

Apesar de ser contra, o presidente disse que acredita que a maioria dos membros vai participar do processo e indicar um candidato para disputar as eleições indiretas pelo PMDB. Segundo ele, o estatuto prevê que a convenção extraordinária seja convocada pelo diretório ou por sua comissão executiva, ou seja, pela maioria de seus membros.

Perguntado se a situação teria gerado um desconforto, o presidente disse que “tem que respeitar a opinião das pessoas” e frisou: “acompanho inclusive o sentimento do Marcelo Miranda. É com ele que queremos concorrer nas eleições de outubro”.

Ao ser perguntado sobre o porquê desse posicionamento quanto às indiretas, o governador foi categórico: “porque o governador Marcelo Miranda não tem interesse em disputar essa eleição indireta”.

 

Junto com Miranda

Conforme informado, o presidente divide o mesmo posicionamento o ex-governador e pré-candidato ao Governo do Tocantins, Marcelo Miranda. Em entrevista ao T1 Notícias nesta quarta-feira, 16, Miranda disse que essa é uma opinião pessoal que ele mesmo já havia colocado desde o início do processo e que não se trata de uma posição do partido, mas seu posicionamento. “Eu acho que o PMDB não deveria participar. O próprio presidente compartilha dessa ideia, mas eu não falo pelo partido. É a minha opinião”, declarou.

Apesar de se colocar contra, Miranda afirmou que respeita o posicionamento dos demais colegas do partido que querem participar da eleição. “Infelizmente a gente sabe como vai ser o procedimento”, disse. 

 

Convenção 

O nome do PMDB para as eleições indiretas deve ser escolhido na convenção do partido a ser realizada no próximo dia 29. São pré-candidatos o membro da sigla Luciano Coelho, o empresário Dito do Posto e deputado estadual José Augusto Pugliese.

 

Saiba mais:

Sem consenso, PMDB marca convenção para 29 de abril com três pré-candidatos

 

Atualizada com correções às 16h24.

Comentários (0)