Sem Miranda, demais candidatos debatem propostas em encontro no Marista

Candidatos ao governo respondem questionamentos feitos por entidades católicas durante Encontro de Propostas. Miranda não comparece e teve seu nome vaiado pela plateia.

Encontro de Propostas no Colégio Marista
Descrição: Encontro de Propostas no Colégio Marista Crédito: Bonifácio/T1Notícias

Os candidatos ao governo do Tocantins, Sandoval Cardoso (SD), Luiz Cláudio (PRTB), Ataídes Oliveira (PROS), Eula Angelim (PSOL) e Carlos Pontengy (PCB) participaram de Encontro de Propostas organizado pela Arquidiocese de Palmas, Faculdade Católica e Colégio Marista na noite desta quarta-feira, 17. O candidato Marcelo Miranda (PMDB), da coligação “A experiência faz a mudança” não compareceu sob a justificativa de choque de agenda de campanha. No momento em que o nome e a justificativa de Marcelo Miranda foi anunciado, o público reagiu com vaias. A organização ressaltou que o convite foi feito no dia 26 de agosto e que o mesmo teria confirmado presença.

 

Na ocasião, o arcebispo de Palmas, Pedro Brito Guimarães, ao abrir o evento, ressaltou os objetivos do encontro “Estamos aqui para ouvir dos candidatos as propostas, o seu posicionamento de temas que achamos ser importantes serem colocados nas pautas de discussões daquele será eleito. É importante pra nós esse encontro porque queremos ouvir alguns temas que julgamos serem colocados nas agendas de discussões” afirmou.

 

Questionamentos

As perguntas foram elaboradas pela comunidade que faz parte das três instituições e, no primeiro bloco, foram direcionadas, diferentemente, a cada candidato. A primeira delas foi referente às dificuldades enfrentadas pelos municípios diante da redução de repasses financeiros e direcionada à candidata Eula Angelin, que respondeu dizendo que é preciso fazer o equilíbrio das contas e administrar melhor os recursos. “Precisamos melhor distribuir os recursos”. Carlos Pontegy respondeu questionamento sobre desafios sociais como tráfico internacional de crianças, trabalho escravo e exploração. “É necessário fazer políticas conjuntas e tenhamos consciência de toda a fragilidade que se vive numa sociedade. Precisamos entender o papel das organizações paar combater as ingerências”.  

 

Os candidatos responderam ainda sobre temas como política tributária e propostas para redução de impostos, bem como sobre problemas na Saúde e na Educação. Sobre os questionamentos, Sandoval Cardoso disse que pretende cuidar das pessoas. “Em todas as áreas o mais importante é cuidar das pessoas. Estamos ampliando os leitos, temos um governo preocupado com as pessoas. Vamos preparar os tocantinenses para ocupar os melhores espaços” disse mencionando obras como aumento de leitos e criação de hospitais.

 

Sobre propostas para melhorar os índices de aprendizagem na área da Educação, Sandoval Cardoso ressaltou avanços na área e foi contestado pelo candidato Ataídes Oliveira. “Somos a melhor educação do Norte e Nordeste do brasil. Temos a segunda melhor remuneração do Brasil na área (...) Atendemos as reivindicações que foram possíveis ser atendidas. O Tocantins já é referência no modelo de escola de tempo integral do país” disse Sandoval Cardoso.  

 

Ataídes Oliveira, por sua vez, rebateu as declarações do candidato governista. “Nossa educação está caótica, esquecida. Vamos ter que recomeçar a educação no Tocantins (...) O governador diz que a educação está boa, mas o Ideb mostrou que está no fundo do poço” disse.

 

Os candidatos responderam ainda perguntas sobre incentivos aos jovens no mercado de trabalho, ao ingresso em intuições públicas de ensino superior, combate às queimadas, investimos industriais e políticas para o tratamento de resíduos sólidos. Luiz Cláudio disse que para atrair investidores é necessário primeiro ter que combater a insegurança jurídica. “Não precisamos viver essa vergonha de a cada, governo que entra e não sabe se ele vai terminar, imagina o que não deve pensar o investidor. Atrair é importante, mas que seja com segurança jurídica” disse.

 

Ao final, os candidatos fizeram suas considerações finais ressaltando as principais bandeiras e pedindo o apoio à suas candidaturas. 

Comentários (0)