TRE acata Embargos de Lelis e deve fazer novo julgamento:candidato está elegível

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aceitou os Embargos de Declaração do candidato a vice Marcelo Lelis e anulou a decisão que o declarou inelegível. Novo julgamento deve ser realizado pelo TRE...

Decisão deve ser reformada após novo julgamento
Descrição: Decisão deve ser reformada após novo julgamento Crédito: T1 Notícias

O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu provimento aos Embargos de Declaração do candidato a vice-governador Marcelo Lelis (PV), o que anula o acórdão publicado em 24 de junho, deixando-o atualmente elegível. TRE vai ter que refazer a decisão após novo julgamento.

 

A presidente do pleno, desembargadora Jacqueline Adorno, teve vistas do processo após empate entre os juízes do pleno e decidiu dar provimento aos embargos. O resultado do julgamento do dia 24 não se atentou a analisar a acusação que se tratava de abuso de poder econômico na contratação de cabos eleitorais. O juiz relator do caso à época, João Olinto, votou pela reforma da decisão original, na parte que trata de captação ilícita de sufrágio e manteve a condenação apenas ao que considerou uso excessivo do combustível.

 

Segundo a publicação desta quarta-feira, 20, no Diário da Justiça Eletrônico do TRE, o juiz relator designado José Ribamar Mendes Júnior verificou a ausência de decisão no Recurso Eleitoral com relação abuso de poder econômico na contratação de cabos eleitorais; considerou que O Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) deu provimento aos Embargos de Declaração do candidato a vice-governador Marcelo Lelis (PV), o que anula o acórdão publicado em 24 de junho. Na prática, não haverá reforma da decisão final, mas o desempate de uma das acusações a publicação detalhada de cada uma delas, como havia defendido o desembargador Marco Anthony Villas Boas.

 

O advogado de Marcelo Lelis, especialista em Direito Eleitoral Marcelo Cordeiro, esclareceu que o acórdão que declarou Lelis inelegível está anulado e o TRE terá que julgar novamente se o candidato contratou ou não cabos eleitorais. "Isso significa que no dia do registro da candidatura de Marcelo Lelis não havia nenhuma decisão declarando ele inelegível. Ele estava elegível e está atualmente".

 

Segundo informou o advogado, conforme escrito na decisão desta quarta, o Tribunal irá julgar somente a acusação de contratação excessiva de cabos eleitorais.

 

Saiba mais:

 
  
 

Comentários (0)