Toinho representa governador em exercício e participa da entrega de eletrificação em aldeia: indígenas comemoram

Nesta quinta-feira, 24, a Aldeia Santa Isabel, recebeu a rede de eletrificação rural, do Programa Luz para Todos, que tem a parceria do Governo do Estado. Na cerimônia que oficializou o serviço para as populações indígenas, o governador em exercíci...

A rede de eletrificação rural, do Programa Luz para Todos, que tem a parceria do Governo do Estado, foi entregue nesta quinta-feira, 24, na Aldeia Santa Isabel, distante 400 quilômetros de Palmas.

Na cerimônia que oficializou o serviço de energia elétrica para as populações indígenas, o governador em exercício, João Oliveira, foi representado pelo deputado estadual, Toinho Andrade, do (PSD), os executivos da Companhia de Energia Elétrica do Estado, como o vice-presidente da Celtins, Alan Kardec Moreira, e o diretor de Projetos Especiais, Joaquim Guedes também prestigiaram o momento em que coloca os indígenas em acesso a uma antiga necessidade, a da energia elétrica. Os Karajás demonstraram a satisfação da conquista, com o ritual de dança e as autoridades estaduais e os executivos foram para a roda dançar com eles.

O eletrificação rural beneficia diretamente 271 famílias, em cinco comunidades indígenas : Watau, JK, Aldeia Santa Izabel, Axiwe e Aldeia Fontoura. O Cacique da Aldeia Santa Izabel, Chanju Edu Karajá, lembrou da luta para conseguir junto as autoridades apoio para a instalação de energia elétrica. “ Antes, a energia aqui era por meio de gerador que raramente funcionava. Conseguir trazer luz para a comunidade foi muito difícil, mas conseguimos graça aos esforços da presidenta Dilma Rousseff e do Governador Siqueira Campos”, reconhece.

A indígena Kiredjuca Karajá, também comemora: “Depois que a energia chegou comprei geladeira, televisão e aparelho de som e a noite com a iluminação faço artesanato até tarde da noite”, relata. Já a presidente da Associação Feminina da Aldeia Santa Izabel e da JK, Lenimar Werreria, afirma que agora os indígenas vão lutar agora para conseguirem outros benefícios que são possíveis somente por meio de energia elétrica. “Nós queremos um projeto para a instalação de uma casa de beneficiamento de mel para ocupar nossa gente”, declara.

O deputado estadual, Toinho Andrade, disse que o Governo do Estado trabalha para melhorar a qualidade de vida de todos os tocantinenses. “ O acesso a energia elétrica está além de representar conforto à comunidade significa principalmente, uma oportunidade de levar a capacitação que vai permitir a geração de renda de acordo com a vocação natural destas comunidades”, reforçou o deputado.

Sobre o Luz Para Todos

É um programa do Governo Federal, com contra partida do Governo do Estado e tem o objetivo de atender com energia elétrica a população que vive na zona rural. Nesta etapa foram investidos cerca de R$, 2 milhões. Sendo que 65% recursos do Governo Federal, 25% da Celtins e 10% do Estado.

Para levar energia à população indígena foram necessários a instalação de uma rede de média extensão com 10 mil e 430 metros, além de 87 quilômetros de rede de energia e mais de 40 torres que cruzaram nas margens direita e esquerda do rio Araguaia.

Aldeia Santa Izabel

Localizada às margens do rio Araguaia, na divisa do Tocantins com São Félix do Araguaia, na região Nordeste do Mato Grosso. A aldeia é habitada por 800 pessoas da etnia Karajá. A população indígena vive principalmente da pesca. A aldeia faz parte da Ilha do Bananal, maior ilha de água fluvial do mundo. (Da assessoria)

Comentários (0)