O Espaço Cultural de Palmas se transformará neste sábado, 6, no epicentro da cultura tocantinense. A partir das 16h, na grande praça do Espaço Cultural, será realizado o 1º Encontro de Blocos do Tocantins, que marca o início da temporada 2026 do Coletivo Meu Bloco. O evento, porém, vai além do carnaval e se funde ao Festival de Culturas Populares e Tradicionais do Tocantins para potencializar a celebração, gratuita e aberta ao público.
A proposta é ousada e vai reunir, no mesmo espaço e tempo, a energia dos blocos de rua e a força ancestral das manifestações populares tradicionais do interior do estado. “Este evento celebra o que o Tocantins tem de mais vivo: o encontro entre pessoas, ritmos e histórias. É a materialização do nosso sonho de ver a cultura tocantinense reconhecida e valorizada em toda a sua diversidade”, afirmou Jaqueline Moraes, co-fundadora e produtora do Coletivo Meu Bloco, realizador do projeto.
O tradicional é pop
Além de integrar o encontro de blocos, o Festival de Culturas Populares e Tradicionais é a alma do evento. A curadoria promove um diálogo intencional entre as matrizes culturais do estado e suas reverberações na cena contemporânea.
“A ideia é colocar lado a lado mestres da tradição e coletivos urbanos, fazer os sons conversarem. Queremos mostrar que a cultura tradicional é viva, dinâmica e se renova. O ancestral é contemporâneo”, explicou Phillipe Ramos, produtor do Coletivo Meu Bloco. Um dos momentos mais simbólicos fica para o encerramento, quando o Grupo de Sussa Tia Ângela, de Santa Rosa, chamará para o chão o Coletivo Toca Ballroom, criando uma ponte entre uma tradição afro-brasileira tocantinense e uma expressão cultural urbana de matriz afrodiaspórica.
A partir das 16h, pontualmente, uma roda de capoeira dará início à jornada com o grupo Toca Angola. A programação foi desenhada para fluir entre o palco e o chão, dissolvendo a fronteira entre artistas e público. Logo em seguida, uma Grande Roda de Sussa será aberta ao grande público, seguida pela apresentação dos alunos do Projeto Vereda, de Taquaruçu.
O evento deve encerrar às 23h, com pocket show dos grupos, assim o público poderá mergulhar na espiritualidade e resistência dos Congos e Taieiras de Monte do Carmo; na batucada contagiante da Bateria Boto Fé Nesse Carna; no rap consciente do Masterholic; na levada do forró com o Trio Bacana; na dança e música do Lindô, de Santa Fé do Araguaia; no samba de roda com Tô Pagodeira; e também com a mistura energética da Móia Cumbia. Confira todos os detalhes no instagram @amomeubloco.
Programação
16h - Abertura | Roda de Capoeira com Toca Angola e mestre Matoso
18h - Grande Roda de Sussa com os grupos | Projeto Vereda | Congos e Taieiras de Monte do Carmo | Bateria Boto Fé Nesse Carna | Masterholic | Trio Bacana | Lindô de Santa Fé do Araguaia | Tô Pagodeira apresenta Samba de Roda | Grupo de Sussa Tia Ângela de Santa Rosa convida Toca Ballroom | Toca Ballroom | Móia Cumbia
23h - Encerramento
Serviço
1º Encontro de Blocos do Tocantins + Festival de Culturas Populares e Tradicionais
Data: 6 de dezembro (sábado)
Horário: 16h às 23h
Local: Espaço Cultural de Palmas
Realização Coletivo Meu Bloco | Entrada Gratuita
Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, geridos pela Fundação Cultural de Palmas.
Comentários (0)