A informação de que uma barragem de Lajeado havia se rompido na noite deste domingo, 23, próximo a Tocantínia, é falsa. O boato que circulou via aplicativo de mensagens, fez com que muitas pessoas deixassem suas casas ainda no período da noite e formassem um cogestionamento na saída da cidade.
O boato foi desmentido ainda durante a noite de domingo pela PM. De acordo com a mensagem encaminhada pelo 1º Sargento da PM, Gutemberg, da 6ª Companhia Independente de Polícia de Miracema, um agente foi enviado até a barragem para verificar a situação e confirmou que a mesma estava intacta. "O nosso policial foi até o interior da barragem e constatou que está tudo tranquilo. E quero tanquilizar a população que essa foi apenas mais uma conversa mentirosa".
O Corpo de Bombeiros também confirmou que a informação de rompimento é falsa e disse ainda que a barragem de Lajeado, é tida hoje, como uma das mais seguras do mundo.
Investco
Em nota, a empresa responsável pela barragem, a Investco, reforçou que a informação sobre qualquer rompimento é falsa e que a usina opera “em total normalidade”. A companhia aproveitou para esclarecer que realiza “todas as inspeções exigidas pela legislação”. O texto ainda cita que a UHE Luís Eduardo Magalhães está no topo do ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
Leia a íntegra da nota da Investco:
“NOTA À IMPRENSA
A Investco informa que todas as recentes notícias veiculadas sobre a barragem da UHE Lajeado são fake news. A Companhia realiza todas as inspeções exigidas pela legislação por meio de empresas independentes, e a usina está operando em total normalidade. A Investco acrescenta que ainda neste ano a UHE Lajeado foi apontada como a melhor usina do Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica, Aneel, com nota 100 nos quesitos Segurança e Meio-Ambiente.
Assessoria de imprensa no Tocantins
Sarah Pires e Alanna Moreira”
Saiba como evitar o compartilhamento de notícias falsas
1. Analise - Antes de compartilhar um texto, é importante lê-lo com calma. Observe se ele possui palavras em letras maiúsculas, exclamações, abreviações ou erros de ortografia. E desconfie se houver muitas opiniões, títulos muito chamativos e dados sem indicar a fonte.
2. Pesquise - As pistas para descobrir fake news vão além do texto. Sites com nomes parecidos com o de veículos conhecidos, que não identificam seus autores e não possuem informações de contato são suspeitos.
3. Cheque - Veja se a notícia saiu em algum outro jornal, revista ou site reconhecido
4. Na dúvida não compartilhe!
Comentários (0)