Em parceria, Seduc e Senai concluem cursos profissionalizantes em Luzimangues

Os cursos ofertados para a comunidade foram totalmente gratuitos visando atender os alunos da rede pública estadual de ensino. Em Luzimangues, houve uma expansão da oferta para toda a comunidade....

Alunos concluintes dos cursos profissionalizantes de Costureiro em Malha, Eletricista, Pedreiro e Assistente Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI Tocantins participaram de solenidade de encerramento das atividades na noite dessa segunda-feira, 05, no Lar Batista, em Luzimangues. A iniciativa faz parte do Programa Escola de Vida e Trabalho, uma parceria entre o SENAI e a Secretaria da Educação do Tocantins – SEDUC com a colaboração da empresa UTC Engenharia.

No distrito de Luzimangues está sendo construída a base de distribuição de combustíveis da Petrobrás (BAPON - Base de Porto Nacional), maior obra da empresa no Brasil. A UTC Engenharia é responsável pela construção, montagem e operação do empreendimento e por isso investe na qualificação da mão de obra local, juntamente com o SENAI para gerar empregabilidade para o local.

A gerente da Unidade do SENAI - Palmas, Leidivan Dias, destacou a iniciativa do Programa Escola Vida e Trabalho como forma de gerar qualificação profissional à comunidade. “A decisão de trazer, por meio desse projeto, os cursos que hoje estão sendo concluídos foi justamente propiciar aos moradores de Luzimangues uma condição de empregabilidade diferenciada que pudesse dar a eles uma oportunidade de inserção no mercado, especialmente na BAPON, a base de Porto Nacional”, pontuou.

Os cursos ofertados para a comunidade foram totalmente gratuitos visando atender os alunos da rede pública estadual de ensino. No caso de Luzimangues, houve uma expansão da oferta para toda a comunidade.

A técnica da Diretoria Regional de Ensino – DRE, Vanilda Rodrigues, representou a SEDUC no encerramento e falou sobre a parceria como forma de conduzir os jovens da comunidade a um novo trabalho. “O SENAI abriu novos horizontes para a comunidade de Luzimangues, pois esses jovens estavam alheios ao mercado de trabalho, iam para escola e depois não tinham mais o que fazer. É de suma importância essa iniciativa para que possamos inserir esses jovens no mercado de trabalho”, frisou.

Leidivan também destacou a importância dos parceiros para a execução do projeto. “Para o sucesso desta ação do SENAI, aqui em Luzimangues, devemos destacar a parceria da escola estadual Beira Rio, do Lar Batista, da UTC Engenharia e o apoio da prefeitura de Porto Nacional que foram cruciais para obtermos êxito”, disse. (Da assessoria)

Comentários (0)