A Associação Amigos do Bem realizou neste sábado, 3, a 1ª Corrida da Imprensa em homenagem ao Comunicador Social. O evento aconteceu no Parque Cesamar contou com os profissionais da Imprensa e com mais de 300 pessoas da comunidade atingindo o objetivo. Foram realizadas diversas atividades como: atividades laborais de baixo impacto (Atividades Lúdicas para crianças, apresentação de capoeira, dança de salão para os idosos), aferição da pressão arterial e terminando com um lanche saudável. O objetivo da realização deste evento não foi só a competição, mais incentivar as pessoas a mudarem seu estilo de vida para uma melhor qualidade de vida e sair do sedentarismo.
Segundo a OMS 70% das pessoas do mundo são sedentárias e estão sujeitas a desenvolver doenças cardíacas e obesidade. O objetivo da OMS é alertar a população sobre as doenças e conseqüências causadas pela falta de exercícios físicos. Segundo a OMS, a falta de atividade física é responsável por 54% do risco de mortes por enfarte, 50% por derrame cerebral e 37% por câncer. Somente 14.7% dos brasileiros praticam exercícios físicos regularmente, e por ano morrem mais de 300 mil brasileiros devido ao sedentarismo associado aos seus fatores de risco. O Sedentarismo é considerado a “doença do século”. Cada vez mais observamos que a obesidade começa na infância e a praticidade que a tecnologia nos oferece torna cada vez mais sedentário. A falta de atividade física não significa necessariamente não praticar esportes, podemos, por exemplo: limpar a casa, caminhar para o trabalho, subir a escada e não utilizar elevadores e escadas rolantes, andar de bicicleta, isto já conta como atividade física. O importante é se mexer, gastar as calorias adquiridas durante o dia.
O Sedentarismo é a principal causa do aumento da incidência de várias doenças como: obesidade, hipertensão arterial, diabetes, ansiedade, aumento do colesterol, infarto do miocárdio são alguns exemplos das doenças as quais o individuo sedentário se expõe. O Sedentarismo é considerado o principal fator de risco para a morte súbita, estando na maioria das vezes associado direta ou indiretamente as causas ou ao agravamento da grande maioria das doenças.
Para atingir o mínimo de atividade física semanal, existem várias propostas que podem ser adotadas de acordo com as possibilidades ou convivências de cada um:
ï† Praticar atividades esportivas como caminhar, correr, pedalar, nadar, fazer ginástica, exercícios com pesos ou jogar bola é uma proposta válida para evitar o sedentarismo e importante para melhorar a qualidade de vida. Recomenda-se a realização de atividade física de intensidade moderada durante 30 minutos (05) vezes por semana;
ï† Exercer atividades físicas necessárias à vida cotidiana de maneira consciente;
ï† Atividade física regular e realizada com prazer é um recurso insubstituível na promoção da saúde, prevenção das doenças e melhorar a qualidade de vida das pessoas.
Vale ressaltar que a AAB é uma associação civil sem fins lucrativos de utilidade pública estadual e com caráter educacional, cultural e de assistência social, que tem por objetivos a prática de atividades físicas e recreativas orientadas, visando à qualidade de vida cidadania das pessoas.
Esta é mais uma ação pró-ativa da Associação Amigos do Bem e Parceiros em prol da sociedade tocantinense.
Parceiros:
• Procuradoria Geral da República no Estado do Tocantins, Justiça Federal/TO, Ministério Público Estadual do Tocantins, 22° Batalhão de Infantaria do Exército/TO, Ordem dos Advogados do Brasil/OAB/TO, Sindicato dos Cirurgiões Dentistas do Estado do Tocantins, Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado do Tocantins - SEET, Corpo de Bombeiros/TO, Hipermercado Extra, Produção da Voz, Lojas Nosso Lar, West Balões, Farmácia Biovida, Saneatins, Paróquia São José, Faculdades Objetivo e todos os meios de comunicação. (Da assessoria)
Comentários (0)