Ministério da Saúde confirma nono caso de gripe no Tocantins

O Ministério da Saúde confirmou hoje, quinta-feira, 16, mais um caso de gripe pelo vírus Influenza A no Tocantins. Com este sobe para nove os casos da doença que foram confirmados no Estado. O Hospital Geral de Palmas, segundo a Sesau, está preparado...

A Sesau – Secretaria de Estado da Saúde recebeu na noite desta quarta-feira,15, do Instituto Adolf Lutz, o resultado de mais um exame para a confirmação de Influenza H1N1. O resultado foi positivo, aumentado para nove os casos confirmados da doença no Tocantins. O resultado ainda não aparece no site do Ministério da Saúde, porque o boletim com as novas confirmações só épublicado às 14 horas de cada dia.

Dos nove casos confirmados, quatro são de pacientes de Palmas, um de paciente de Gurupi e quatro de pacientes de Colinas, sendo que destes, três eram missionários norte-americanos que estavam na cidade para um trabalho religioso. Os demais eram tocantinenses que viajaram para áreas contaminadas ou tiveram contato com pessoas que vieram de áreas onde há contaminação pelo vírus.

Com relação às três crianças de Gurupi, que eram consideradas suspeitas e estiveram internadas no HGP – Hospital Geral de Palmas por 10 dias, até a semana passada, quando passou o período de transmissibilidade da doença, elas tiveram uma recaída, com sintomas de gripe. Ainda ontem, 15, elas estiveram em observação no HRG – Hospital Regional de Gurupi e foram liberadas por não se enquadrarem na sintomatologia da doença.

A Sesau aguarda ainda o resultado de mais cinco exames de Influenza (H1N1),que não têm prazo para chegar devido ao alto número de exames que sãoenviados, diariamente, para os únicos três laboratórios de referência para análises de H1N1 no Brasil – Adolf Lutz (SP), Evandro Chagas (PA) e Osvaldo Cruz (RJ).

Todos os casos suspeitos de Gripe A no Tocantins são enviados para o HGP,única unidade de referência para monitoramento, acompanhamento e tratamento da doença no Estado.

Comentários (0)