O advogado de um dos detentos, Renilson Rodrigues Castro informou ao Site Roberta Tum que familiares aguardam na porta da Cadeia de Ananás e a situação no local é caótica. “O clima aqui está tenso, os familiares já foram em Tocantinópolis falar com o promotor que também responde pela comarca de lá e estão aguardando e chegada dele a qualquer momento”, contou.
Ainda de acordo com o advogado, sete detentos já foram hospitalizados por conta da falta de alimentação. “Toda hora um sai daqui de dentro rumo ao hospital. Sobre o caso do AVC do senhor há a suspeita disso porque parece que ele tem pressão alta, mas sobre esse caso não tenho como falar”, informou o advogado.
Conforme informou Castro, a greve de fome está sendo mantida pelos presos oriundos do presídio Barra da Grota. “Não são os presos daqui que estão fazendo greve, são os do Barra da Grota que não estão deixando os demais se alimentarem”, finalizou. (Atualizada as 17h04)
(Mais informações a qualquer momento)
Presos apontam má qualidade das refeições e fazem greve de fome
Presos da Cadeia Púbica de Ananás permanecem em greve de fome desde o último sábado, 3. A informação foi passada ao Site Roberta Tum pela mãe de um dos detentos que preferiu não se identificar, mas informou que a principal motivação para a greve é a má qualidade da comida.
“Eles estão em greve por causa da péssima qualidade das refeições que vem até com larvas. Eles só não estão realmente passando fome porque uma família conseguiu levar algumas coisinhas e é com isso é que os presos estão se alimentando”, contou.
Ainda de acordo com as informações, os presos oriundos de outros municípios estariam impedindo os demais detentos de receberem a alimentação. Ainda conforme o que foi informado, por conta da greve dois presos passaram mal sendo que um seria de mais idade e teria sofrido um Acidente Vascular Cerebral- AVC.
Elaboração de parecer
Em entrevista ao Site RT, o promotor de Ananás, Caleb Melo, informou que até o momento as informações preliminares dão conta de que “a greve foi iniciada por dois ou três detentos de fora que estariam pressionando devido a má qualidade da comida”. Segundo informou Melo, somente nesta quarta-feira, 7, após uma visita à Casa de Detenção é que será elaborado um parecer sobre a real situação na Cadeia Pública de Ananás.
Sem motivo
Desde o início da manhã o Site RT vem tentando contato com o responsável pela Cadeia para obter mais informações, mas não obteve sucesso. Segundo o que a Secretaria de Cidadania e Direitos Humanos informou “os presos estão em greve sem motivo aparente”, mas garantiu que o juiz da cidade está ciente da situação.
Ainda segundo as pasta, as informações sobre alimentação não procedem, já que a mesma comida é servida a todos da Cadeia inclusive aos agentes e ressaltou que o andamento das atividades da cadeia estão regulares.
Atualmente existem 33 presos na Cadeia Pública e deste 30 são do regime fechado.
Comentários (0)