Transporte escolar é uma das principais reivindicações dos prefeitos

Dentre os problemas enfrentados pelos prefeitos dos municípios do interior do estado, as questões relativas ao transporte escolar foram as que mais mereceram reivindicações. Os gestores alegam que as verbas disponíveis para o setor não são suficiente...

O assunto foi discutido durante um encontro entre prefeitos, deputados estaduais e membros da bancada de representação do Tocantins no Congresso Nacional, promovido pela Associação Tocantinense dos Municípios, durante a manhã de hoje, 50. Cerca de 50 gestores municipais estavam presentes no evento.

 

O presidente da Comissão de Transporte e Merenda Escolar, o prefeito de Pedro Afonso, João Luiz, declarou que os gastos com transporte escolar são muito altos para as verbas do município. “Recentemente foram fiscalizados 56 municípios e nem em Palmas há condições de se transportar da forma como exige o código de transito”. Para o prefeito, a postura do Ministério Público diante da situação tem comprometido a credibilidade dos prefeitos diante da sociedade. “A cobrança do MPE passa a idéia de que os prefeitos são descompromissados com as crianças e com a educação”.

 

Em concordância a essa afirmação, o prefeito Manoel Silvino declarou que em Tocantinia não há condições de oferecer transporte escolar. “O meu município não está com dificuldades, está totalmente incapacitado de atender ao transporte escolar”. Cerca de 10 prefeitos fizeram reivindicações públicas no encontro de hoje e todos eles abordaram o transporte como uma dos problemas em estado crítico. 

 

O senador João Ribeiro informou aos gestores presentes que ele pessoalmente irá buscar alternativas para a situação do trasporte escolar dos municípios. “Como relator da Comissão de Educação deste ano, tenho condições de encontrar com o Mec uma saída definitiva para o transporte escolar”, afirmou.

Comentários (0)