Salomão Wenceslau morre no HGP após sofrer infarto em casa

Salomão foi pioneiro na comunicação em Goiás e Tocantins. Ele era propritário de "O Jornal". A imprensa tocantinense está de LUTO...

Salomão Wenceslau morre aos 54 anos
Descrição: Salomão Wenceslau morre aos 54 anos Crédito: Divulgação

Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho morreu aos 54 anos de idade após sofrer um infarto quando almoçava em casa com familiares, nesta quarta-feira, 25. Segundo informações da família, ele teria sentido uma forte dor e então os parentes acionaram o SAMU.

A equipe de médicos da ambulância prestou os primeiros socorros e o encaminhou ao Hospital Geral de Palmas, onde Salomão recebeu dose de adrenalina e a equipe médica ainda tentou reanimá-lo, fazendo massagem cardíaca por 40 minutos, mas o jornalista não respondeu aos estímulos e faleceu.

Segundo a Assessoria de Comunicação do O Jornal,  o corpo de Salomão já foi liberado pelos médicos do HGP. 

Por questões burocráticas, o velório que estava previsto para começar às 18h na Assembleia Leguslativa, só deverá acontecer após as 20h. E o enterro está confirmado para as 10h desta quinta-feira, 26, no Cemitério Jardim das Acácias, em Palmas.

A imprensa tocantinense está de luto pela perda de um dos profissionais mais importantes na história da comunicação no Estado.

 

NOTAS DE PESAR

* Deputada Professora Dorinha

É com profundo pesar que recebo a triste notícia do falecimento do Salomão Wenceslau, grande jornalista e amigo.

Através do seu competente trabalho como jornalista no tablóide O Jornal, Salomão ajudou a fazer a história do nosso Estado do Tocantins e deixa um legado de compromisso com a informação. Lamento em saber que não teremos mais a coluna “Dois dedos de prosa”, espaço em que o Salomão comentava de forma singular o cotidiano tocantinense. O jornalismo do Tocantins perde um excelente profissional e uma de suas grandes expressões.

Quero deixar o meu abraço aos seus familiares, em especial à sua esposa Joana, que também tenho muito apreço. Que Deus abençoe e conforte seus corações neste momento. 

 

* Deputado César Halum

"A morte de meu amigo jornalista Salomão Wenceslau é um momento de dor e de reverência. Dor pela ausência que ele fará para todos os que tiveram a felicidade de conhecê-lo, que puderam compartilhar da sua sabedoria, e da sua capacidade de pensar em um jornalismo sob o ponto de vista do cidadão, não de autoridades, nem de corporações. Reverência pela serenidade como viveu a vida e atuou com ética e profissionalismo sua grande paixão: o jornalismo. Neste momento de pesar, solidarizo-me com os familiares e amigos deste grande comunicador tocantinense"

 

* Deputada Amália Santana

É com imensa tristeza que manifesto profundo pesar pelo falecimento do jornalista Salomão Wenceslau Rodrigues, ocorrido nesta quarta-feira,  em Palmas. Pioneiro na área da Comunicação do Tocantins Salomão deixa um relevante e inesquecível trabalho prestado na área da Comunicação no Tocantins.

Peço a Deus que conforte os familiares e amigos pela perda irreparável.

 

* Deputada Nilmar ruiz

“É com imenso pesar que lamento a morte do jornalista Salomão Wenceslau, um profissional de grande respeito no Estado, que deu sua parcela de contribuição para a consolidação de nosso Tocantins. Peço a Deus que, neste momento de grande dor, conforte sua esposa Joana,  seu filho e todos os seus familiares e amigos que sofrem hoje pela perda de Salomão”.

 

* Deputado Osvaldo Reis

O Jornalismo tocantinense fica mais triste no dia de hoje. Perdemos um dos mais lembrados  e competentes jornalistas da imprensa de nosso Estado. Perde o Brasil e não apenas o Tocantins, um dos mais ferrenhos defensores da imprensa livre e da democracia.  Salomão Wenceslau Rodrigues, lamento sua partida tão precoce, mas tenho a certeza de que deixa seu exemplo às novas gerações de jornalistas brasileiros.

Neste momento de pesar, solidarizo-me com os familiares e amigos deste grande jornalista.

 

* Deputado Osires Damaso

O primeiro vice-presidente da Assembléia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM) e toda a equipe de gabinete lamenta a morte do Jornalista e diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal, Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho, ocorrido na tarde desta quarta-feira, dia 25, no Hospital Geral de Palmas. O jornalista foi vítima de um infarto fulminante. Socorrido e levado ao HGP, não resistiu e faleceu.

“Lamentamos profundamente a morte desse renomado jornalista. Um homem que sempre contribuiu para o crescimento do Tocantins e que defendia a democracia e a liberdade de expressão. Participou, ao longo de sua carreira, dos momentos relevantes da história do Estado, lembrou Damaso”.

Em sessão ordinária, nesta tarde, Damaso presidiu os trabalhos da Mesa Diretora e registrou os Votos de Pesar dos parlamentares ao jornalista Salomão.

 

* Deputado licenciado Irajá Abreu

Diante do falecimento -  perda irreparável, do jornalista Salomão Wenceslau Rodrigues, ocorrido  hoje(25.09.13),  expresso a minha solidariedade à Família, rogando a Deus  que na sua infinita  misericórdia, lhes confortem  e ampare neste momento de tristeza e profunda  dor.

 

* Deputado Ângelo Agnolin

O deputado federal Angelo Agnolin (PDT) expressa profundo pesar pelo falecimento do diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal, Salomão Wenceslau Rodrigues de Carvalho. “Recebo com profunda tristeza a notícia da morte do grande amigo, jornalista Salomão Wenceslau, a quem tive a honra de conceder o título de cidadão tocantinense, por ter ajudado a escrever a história do nosso estado e pelo exemplo de vida que foi”.

Os “dois dedos de prosa” de Wenceslau deixa ao jornalismo tocantinense um grande legado: a figura de um homem que, com palavras simples e bem colocadas, soube transmitir e fazer compreender sua opinião sobre os fatos. “Que a família receba por parte da minha, os mais sinceros votos de pesar”.

 

* Deputado Júnior Coimbra

Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do jornalista Salomão Wenceslau.

Grande amigo. Grande Profissional da Imprensa. Acima de tudo, um otimista e amante do Tocantins e sua gente.

Neste momento de dor, quero me juntar para prestar a minha solidariedade à Dona Joana, sua esposa, demais familiares, amigos e todos aqueles que, como eu, só podem agradecer a Deus por ter tido o privilégio de conviver com uma pessoa tão especial quanto Salomão Wenceslau.

 

* Senador João Ribeiro

A imprensa tocantinense e a classe política estão de luto com a perda inesperada do jornalista Salomão Wenceslau.

Pioneiro do jornalismo no Tocantins, Salomão  - como todo brasileiro - era um apaixonado por futebol e política. Ele  fez do seu ofício uma missão árdua de levar à população os bastidores da notícia com bom humor, inteligência e simplicidade.

Como colunista do O Jornal, de sua propriedade, Salomão Wenceslau tornou obrigatória a leitura da sua coluna “Dois dedos de prosa”, todas as segundas-feiras. Na rádio,  onde tinha um programa aos domingos, Salomão compartilhou com seus ouvintes o seu amor pela vida simples, da música sertaneja de raiz.

Lamento sua partida, mas tenho certeza que ele deixa um exemplo às novas gerações do jornalismo do Tocantins. Neste momento de dor, solidarizo-me à sua esposa Joana de Castro, ao filho Aurélio, aos familiares, colegas de imprensa e amigos que com ele conviveram. 

 

* Raul Filho e deputada Solange Duailibe

Raul Filho e a Deputada Solange Duailibe receberam com pesar a notícia do falecimento do jornalista e radialista Salomão Wenceslau, diretor-presidente da rede de comunicação O Jornal. Com sua inteligência, seriedade e a busca constante pela notícia completa e bem apurada, fez história no jornalismo tocantinense à frente do O Jornal, do qual era proprietário. Lamentamos sua partida tão precoce, tanto pelo profissional como pelo amigo, mas tenho certeza de que ele deixa seu exemplo às novas gerações de jornalistas tocantinenses. Neste momento de dor, queremos solidarizar-nos com sua família e com todos os amigos mais próximos.

 

* Dulce e Marcelo Miranda

“A imprensa tocantinense sofre um grande desfalque, com a perda do radialista e jornalista Salomão Wenceslau. Seu empenho no papel de bem informar, deixa marcas na história não somente da imprensa do Tocantins, mas também do estado do Goiás, onde também atuou com afinco e determinação. À frente do O Jornal, contribuiu com o registro da nossa história sócio-econômica e, em especial, da história política do Tocantins, registrada nas linhas e entrelinhas da coluna Dois dedos de Prosa”. Marcelo de Carvalho Miranda, ex-governador do Tocantins.

“Com o falecimento de Salomão, perdemos mais que um jornalista de renome: perdemos um amigo, uma pessoa especial na arte de lidar com a palavra. Seja na interpretação do cenário social e político tocantinense, seja na arte de articular e costurar o cenário político”. Dulce Miranda.

 

* Senador Vicentinho Alves e família

"É. Pois é. É isso aí."

E assim passou como uma estrela em nosso planeta um grande brasileiro, um homem qualificado, preparado, brando, claro, objetivo na arte de trabalhar as palavras, um jornalista perspicaz, um profissional da comunicação. Tive a oportunidade e o prazer de ter convivido com o Salomão, compreendê-lo na sua irreverência, entender seu pensamento analítico e sempre pontual. Salomão era um observador e gostava de uma boa prosa. Ria do jeito que a gente ainda ri no interior: com o corpo, risada larga, o sorriso aberto. Era transparente, simples, alegre, bom pai, torcedor apaixonado do Atlético Goianiense - como eu - e um amigo querido por todos da classe política, da comunicação, das artes, das sociedades palmense, tocantinense, goiana, brasileira...

É certo que o Salomão parte como uma estrela que passa veloz em nosso horizonte espalhando sua luz por pouco tempo, mas seu brilho é duradouro, pois como dizia Charles Chaplin, "durante nossa vida, conhecemos pessoas que vêm e que ficam; outras que vêm e passam. Existem aquelas que, vêm, ficam e, depois de algum tempo, se vão. Mas existem aquelas que vêm e se vão com uma enorme vontade de ficar."  Dessa forma, deixo meus sentimentos e meus pêsames à família enlutada, a todos os amigos e companheiros de trabalho que tiveram a alegria de compartilhar de sua presença neste plano. Que Deus acolha nosso bom amigo Salomão em Sua morada e conceda-lhe um descanso merecido e a vida eterna.

 

(Atualizada às 19h12)

Comentários (0)