O ex-prefeito de Riachinho e ex-presidente da Associação dos Municípios do Bico do Papagaio (Ambip), Eurípedes Lourenço de Melo (PR), mais conhecido como "Lipe", foi um dos tocantinenses presos na manhã desta sexta-feira, 22, durante Operação Citrus da Polícia Federal (PF).
Segundo informações, a prisão de Eurípedes aconteceu em Palmas. Ele é acusado de envolvimento em uma ação que desviou cerca de R$ 45 milhões em recursos públicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa). A Operação da PF aconteceu simultaneamente nos estados do Tocantins, Amapá, Minas Gerais, Pará e Distrito Federal. Outro tocantinense foi preso no Amapá, mas ainda não teve o nome divulgado.
O superintendente estadual da Funasa, Onofre Marques de Melo, foi afastado do cargo após suspeita de envolvimento no esquema. Ele foi ouvido na Superintendencia da PF em Palmas e liberado ainda pela manhã.
De acordo com informações da PF do Amapá, a operação contou com 120 policiais federais para dar cumprimento a 12 mandados de prisão temporária, 7 conduções coercitivas e 19 mandados de busca e apreensão nos cinco estados. A investigação iniciada há cinco meses apurou o desvio de recursos públicos destinados à construção de sistemas de abastecimento de água, nos municípios de Laranjal do Jari-AP e Oiapoque-AP. Essa empresa foi responsável pela supervisão de obras de saneamento básico nos estados do Amapá, Tocantins e Rondônia e foi contratada pela Presidência da FUNASA por mais de R$ 7 milhões.
Leia também:
Comentários (0)