O Cristo na Serra, uma idealização do governador do Tocantins, Siqueira Campos, está sendo custeado por um grupo de empresários e pela Associação Palmas para Jesus Cristo, criado exclusivamente e juridicamente para isso. O presidente da Associação e procurador-geral do Estado, André de Matos, afirmou ao T1 Notícias que "da nossa parte [da Associação] serão investidos R$ 250 mil para a construção da base de 9 metros de altura, que vai suportar ventos de até 250 km por hora".
O monumento ficará no Morro do Chapéu, localizado em parte dos lotes 47 e 48 do Loteamento Taquaruçu, em Palmas. Licenças Prévia, de Instalação e Operação, e a Autorização de Exploração Florestal (AEF), foram requeridas pela Associação junto ao Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins. O requerimento para a construção está sob o processo de n. 5906-2013-M e foi protocolizado em setembro de 2013 no órgão. Desde então já foram emitidas as Licenças Prévia e de Instalação e AEF.
André de Matos disse que "a área pertence a uma pessoa que é proprietária de uma área maior, de mais de 100 alqueires, que doou 30 hectares para a construção do monumento. É privado. Não tem um real do Estado nesse projeto". A estátua em si está sendo projetada pelo renomado arquiteto brasileiro Luiz Deusdara, que projetou o Centro de Convenções Unifor, a Oca Viva, o Novo Náutico, entres outros, em Fortaleza (CE). Um grupo de empresários está investindo na construção do cristo com a contrapartida do direito de exploração do comércio - restaurantes, bondinho, estacionamento - quando o monumento for inaugurado. André de Matos afirmou também que a Associação entregará o monumento à sociedade civil assim que for inaugurado, na data prevista de 20 de maio deste ano.
"Nossa parte, que é a base, deve ser entregue entre fevereiro e março. Ela está sendo construída por profissionais da MV Engenharia, já que o empresário Fabiano [do Vale] é o vice-presidente da Associação", disse o procurador. Segundo ele, "o papel do governador nesse projeto foi o de reunir pessoas que tem o interesse em melhorar a cidade e também interesses privados".
O papel do procurador na construção do cristo, segundo ele, é o de fiscal da obra que está acompanhando a construção e atendeu a um pedido do governador, como amigo, para criar a Associação. "Eu estou fazendo isso como o cidadão André que é amigo do governador", destacou.
O monumento
O cristo de Palmas, de acordo com André de Matos, não é semelhante ao do Rio de Janeiro. "É diferente, o nosso sugere que o cristo está em ascensão, tem traços físicos humanos, de movimento e não está com os braços abertos", disse. As imagens do projeto não podem ser divulgadas respeitando o direito de imagem que é do grupo que está investindo, segundo o procurador.
O governo do Tocantins concebeu a criação do cristo em Palmas e segundo André de Matos, o chefe do executivo acompanhou tudo de perto, inclusive o protótipo da face do cristo. A escolha do local já havia sido pré-concebida pelo governador quando a capital foi criada, de acordo com o procurador.
O procurador disse ainda que o interesse da Associação é o de fomentar o turismo na região e que os R$250 mil para construção da base são provenientes de doações.
Comentários (0)