O coordenador do grupo de investidores do cristo de Palmas e arquiteto responsável pela obra, Luiz Deusdara, contou em entrevista exclusiva ao T1 Notícias os detalhes do monumento que deve ser entregue em maio de 2014.
“O cristo do Rio tem os traços retos, porque na época era muito difícil fazer diferente. Os braços do nosso cristo ficarão curvados para frente, como se estivesse abraçando a cidade. As mãos estão para cima, com os dedos abertos”, detalhou o arquiteto.
“São 33 metros de altura, acima da base, dando 42 metros no total, maior que o do Rio de Janeiro, que é de pouco mais de 38. A estrutura é de aço, são 100 toneladas do material. O eixo do cristo do Rio é em concreto armado e o revestimento em pedra de sabão, que é porosa e de vez em quando tem que fazer manutenção. A do nosso cristo é toda esculpida e revestida de kevlar, que é um material mais resistente que o aço, usado para fazer colete a prova de bala, muito resistente. Com isso a manutenção será feita só a cada 20 anos” , contou Deusdara.
Outro detalhe, conforme o T1 Notícias já havia adiantado em entrevista com o presidente da Associação Palmas para Cristo, o procurador-geral do Estado André de Matos, é que o cristo de Palmas terá feições humanas.
“As feições e o corpo do cristo do Rio tem poucos detalhes e o nosso cristo é hiper detalhado porque estamos esculpindo em material mais avançado. Conseguimos mostrar os fios da barba, as veias da mão, as unhas, o detalhe das roupas, todos os detalhes da anatomia humana. É a obra religiosa mais detalhada que temos no mundo. A iluminação é toda em led, com até 16 milhões de cores”, contou o profissional.
Até o momento, segundo Deusdara, já foram construídos os pés do monumento. “Começamos há cerca de quatro meses”.
“Também estamos tentando convencer empresários italianos a fazer um teleférico ligando a Praça dos Girassóis ao monumento, pois a distância da cidade até o local pode chegar a 70km. Para deixar mais claro, o teleférico tera 6 km e será construído para diminuir uma parte dessa distância, proporcionar maior comodidade e motivar o turismo”, afirmou o arquiteto.
O projeto
De acordo com Deusdara, o projeto é uma iniciativa da Associação Palmas para Jesus Cristo e a incumbência da entrega da base também. Esta custará R$ 250 mil, conforme informou o presidente. “O interesse dos empresários que estão investindo nesse projeto é justamente transformar Palmas numa cidade de turismo religioso. Essa movimentação do turismo é que está viabilizando o custo deste projeto”, disse o arquiteto.
Perguntado sobre quem são esses investidores, Deusdara disse que “a equipe é muito grande. A ideia dos empresários que coordeno é transformar Palmas num destino religioso como é em Portugal, Fátima, por exemplo. Isso movimenta hotéis, pousadas e a economia como um todo”, contou. Ainda de acordo com Deusdara, os empresários estão vislumbrados com a ideia de que Palmas está localizada no coração do Brasil e ainda não é um destino turístico apesar das belezas, além de ser a capital de um Estado novo.
(Atualizada dia 11/01/2014 às 10h13min)
Comentários (0)