A história do gurupiense de 17 anos, Dowglas Pereira de Oliveira, foi ouvida por milhões de brasileiros nesta quinta-feira, 23, no programa Encontro com Fátima Bernardes. O estudante ficou conhecido após passar no vestibular da Fundação Universidade de Gurupi (Unirg) em primeiro lugar e com a maior nota da história da universidade.
Dowglas conta que durante toda vida escolar estudou na rede pública estadual. “Sempre estudei na rede pública de ensino, desde o primeiro ano até o ensino médio”. Ainda conforme Dowglas, além de sua dedicação a aprender, figuras importantes nessa história foram os professores das escolas por onde passou, principalmente os do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, na cidade de Gurupi. “Eu tive uma gama de professores muito eficientes, os professores do CEM Bom Jesus são excelentes, eles me ajudaram e muito a conseguir esse mérito que não é apenas meu e sim deles também”, reforça. Segundo o estudante, ser médico sempre foi o sonho de sua vida. “Desde que me entendo por gente quero estudar medicina”, afirma.
Faculdade
Após passar em primeiro lugar, sendo o estudante melhor classificado na história do vestibular de medicina da Unirg, com a média de 132,51 pontos de um total de 148 previstos no vestibular 2014/1, Douglas não tinha condições financeiras para pagar as mensalidades do curso. Segundo ele, uma campanha foi lançada nas redes sociais para arrecadar fundos para custear a primeiras despesas como matrícula e roupas. Após muitos compartilhamentos, a imprensa do estado do Tocantins voltou a atenção para a história do estudante e assim ele conseguiu, junto a prefeitura do município, uma bolsa para garantir as mensalidade dos três primeiros anos do curso.
Conquistas
Dowglas teve várias conquistas desde que iniciou no CEM Bom Jesus. Em 2012 ficou em 1º lugar na fase regional e em 5º lugar na fase estadual dos Jogos Escolares Tocantinenses (Jet’s). Em 2013 foi medalha de prata na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e 1º lugar no show do milhão – Olimpíada de Raciocínio Lógico realizada pelo Instituto Federal do Estado do Tocantins (IFTO).
O estudante também foi aprovado com nota 9,5 no Sistema de Avaliação do Estado do Tocantins (Salto) 2013 e foi tricampeão do Festival Nacional de Teatro de Gurupi (ENCENARTE) nos anos 2011-2012-2013.
Vestibulares e seleções
Nos vestibulares que participou, foi aprovado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para o curso de Matemática na Universidade Federal do Tocantins (UFT). Também foi aprovado em 1º lugar no curso de Engenharia Civil da Faculdade Católica do Tocantins; e por meio do Prouni foi aprovado para estudar Enfermagem na Faculdade de Palmas (Fapal).
Já no campo profissional, Dowglas foi aprovado em 1º lugar no concurso dos correios como menor aprendiz.
Outros bons resultados
Neste ano, 1.058 alunos das unidades de ensino estaduais foram aprovados no vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o que representa 83% do total das aprovações da instituição de ensino. Entre 2012 e 2013, conquistaram a vaga na UFT 2.691 estudantes da rede estadual.
Além dos aprovados na UFT, outros 736 educandos das unidades escolares estaduais passaram em vestibulares de outras universidades públicas e particulares do País, em 2013. A maioria das aprovações foi nos cursos de Direito, 229, e Enfermagem, 66.
Comentários (0)