Siqueira anuncia reajustes salariais e mais 12 mil cargos para concurso da Saúde

O governador assinou MPs que tratam do reajuste salarial dos professores, servidores da Defensoria Pública, ambas categorias em greve, e também aos policiais civis...

Gabinete do governador está lotado
Descrição: Gabinete do governador está lotado Crédito: T1 Notícias

Uma coletiva de imprensa convocada às pressas no final da manhã desta sexta-feira, 4, para às 12h30 no gabinete do governador alvoroçou os pensamentos, todos os comentários que se ouviam no Palácio Araguaia eram na expectativa de Siqueira Campos anunciar que deixaria o cargo, renunciando conforme antecipado pelo T1 Notícias na noite de ontem.

Após uma hora e meia de espera e ansiedade de toda a imprensa Siqueira Campos deu início ao evento e se desculpou pelo atraso. Ao contrário do que se esperava - renúncia - o governador e o chefe da Casa Civil deram início à leitura das medidas que o governo adota neste 4 de abril.

O governador Siqueira Campos sancionou a lei que cria a Região Metropolitana de Gurupi, a lei que trata do parcelamento e reparcelamento da dívida do Estado com o Igeprev e a isenção do ICMS aos produtos da agricultura familiar, todos aprovados pela Assembleia Legislativa na última terça-feira, 1º, em sessão extra ocorrida à noite.

Um dos momentos aguardados desde o início da leitura e assinatura de medidas era o aumento salarial para diversas categorias, com representantes presentes no gabinete. A primeira Medida Provisória (MP 08/2014) determina o realinhamento salarial dos policiais civis, beneficiando 3127 servidores no Estado. Policiais que estavam no gabinete do governador aplaudiram fortemente quando Siqueira assinou a MP que aumenta os salários.

Em seguida foi assinada a MP 09 que determina a criação de 12.069 cargos na área da saúde a serem providos mediante concurso público. A Medida Provisória 10/2014, também assinada pelo governador nesta tarde, trata do realinhamento dos salários dos servidores da Defensoria Pública, que estão em greve desde o último dia 24, de forma cumulativa devendo ser pago da seguinte maneira: 15,5% de reajuste em 2 de janeiro de 2015; mais 15,5% em janeiro de 2016; 15,5% em janeiro de 2017 e por fim mais 15,5% em 2 de janeiro de 2018.

A MP 11/2014 trata do PCCS dos profissionais da educação básica: cria o quadro de apoio administração da educação e realinha a remuneração dos professores normalistas e auxiliares de nível médio com os professores de nível superior, beneficiando 3246 professores em todo o Estado.

O governador assinou ainda o Decreto 5019 determinando a doação de lotes ao município de Araguaína para serem destinados ao Programa Minha Casa Minha Vida. Outra área doada, por meio do Decreto 5020, é com relação a lotes na região do Aureny à Saneatins para construção da unidade de saneamento básico. Uma área no Jardim Taquari será cedida pelo Estado à Saneatins por tempo indeterminado.

Em seguida foram assinados atos de exoneração e nomeação, como por exemplo do Coronel Benício que pediu exoneração do cargo de Comandante da Polícia Militar. Em seu lugar foi empossado o também coronel Gilberto da Costa.

Jaizon Vegas Barbosa foi exonerado do cargo de subchefe da Casa Militar e nomeado como Chefe do Estado Maior da Casa Militar e o Coronel Glauber assume como subchefe do Estado Maior da Casa Militar. O major Queusimar Lima Coelho assume como subchefe da Casa Militar.

 

Comentários (0)