TCU lista inelegíveis e encaminha para TSE: cerca de 150 são tocantinenses

Na unidade federativa do Tocantins, aparecem cerca de 200 inelegíveis, alguns nomes são citados mais de uma vez. A lista foi encaminhada ao presidente do TSE...

Tribunal de Contas da União
Descrição: Tribunal de Contas da União Crédito: Da Web

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou nesta terça-feira, 24, uma lista com os nomes de mais de 6 mil possíveis candidatos ao processo eleitoral de outubro de 2014 que estão inelegívieis por causa de contas irregulares. Na unidade federativa do Tocantins, aparecem 138 inelegíveis, alguns nomes são citados mais de uma vez.

Entre eles está o nome do ex-secretário de Agricultura, presidente do PSDB e ex-prefeito de Lagoa da Confusão, Jaime Café e do deputado estadual Raimundo Palito [Raimunto Wilson Ulisses Sampaio]. Também aparece o nome do ex-prefeito de Miracema do Tocantins e exposo da atual prefeita, Rainel Barbosa; do ex-deputado, Paulo Roberto Ribeiro; o atual prefeito de Tocantinópolis, Fabion Gomes. Ainda constam os nomes de Isamar Moraes Ribeiro, o "Mazinho", ex-prefeito de São Felix, e Condorcet Cavalcante, o "Dr. Condinho", ex-prefeito de Monte do Carmo e o atual prefeito de Colinas, José Santana.

Conforme informações do TCU, o presidente do órgão, ministro Augusto Nardes, entregou a lista com os nomes dos responsáveis com contas julgadas irregulares ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ministro José Antônio Dias Toffoli.

O TCU analisa e julga contas de administradores públicos. Essa análise verifica se os atos de gestão praticados pelos agentes atendem aos princípios de legalidade, legitimidade e economicidade.

O julgamento das contas pelo TCU como irregulares, exauridas as possibilidades de interposição de recurso, acarreta implicações aos respectivos gestores. Uma delas é a inclusão do seu nome em lista elaborada pelo TCU para subsidiar eventual declaração, pela Justiça Eleitoral, da inelegibilidade desse cidadão.

Confira a lista completa aqui.

 

Jaime Café diz que seu nome foi retirado da lista do TCU de contas irregulares

 

(Com informações do Portal TCU. Atulaada às 15h07).

Comentários (0)