SD cria bloco com quatro; Cleiton pede para deixar bloco liderado por Aires

Três blocos já foram definidos, um composto por parlamentares do SD e outro misto, com membros da oposição. O deputado Cleiton Cardoso pediu para deixar o bloco dos oposicionistas.

Foram apresentadas a formação de dois blocos na primeira sessão ordinária da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira, 2. Um é o do Solidariedade (SD), formado pelos deputados Wanderley Barbosa, Amélio Cayres, Jorge Federico e Vilmar de Oliveira, todos do SD.

 

O outro bloco é de formação dos deputados eleitos na oposição Ricardo Ayres (PSB), Junior Evangelista (PRTB), Cleiton Cardoso (PSL), Olynto Neto (PSDB) e Osires Damaso (DEM). Cardoso solicitou na segunda deixar o bloco, mas ainda não foi atendido.

 

Terceiro bloco

Já na sessão desta tarde, foi formado o terceiro bloco, composto pelos partidos PR e PTB. A informação foi confirmada ao T1 pelo deputado estadual José Bonifácio (PR), que integra o bloco. Além dele, farão parte os deputados Eduardo Siqueira Campos (PTB), Mauro Carlesse (PTB) e Luana Ribeiro (PR).

 

Questionado sobre algum possível atrito entre os integrantes ou se algum deles queria sair, Bonifácio disse que há consenso entre as partes. O deputado ressaltou que o terceiro bloco ainda não foi instalado oficialmente.

 

Desentendimento na formação dos blocos

O que tem causado discussão entre os deputados é a mudança de bloco de Cardoso, que pediu para sair do bloco, mas teve o nome publicado no Diário da Assembleia.

 

O deputado Zé Roberto (PT), que participou da discussão, disse que “a escolha do bloco é partidária. Um deputado que participava de um bloco decidiu sair. Quando a mesa recebeu o requerimento de saída, na segunda-feira de manhã, a noite ele editou no Diário da Assembleia, coisa incomum, desrespeitando a posição do deputado e do partido”.

 

De acordo com o regimento, o deputado não pode sair de um bloco após ele ser instalado.

 

Em meio à discussão, a sessão foi suspensa e os deputados foram chamados para discutir a formação dos blocos na Sala Vip.

 

(Atualizada às 16h47)

Comentários (0)