CRM faz vistoria surpresa no HGP: relatório completo da situação será elaborado

A vistoria foi realizada no ultimo sábado e um dos motivos foi a foto de um paciente aguardando atendimento no chão dentro da Sala Vermelha, divulgada em reportagem do T1

Hospital Geral de Palmas
Descrição: Hospital Geral de Palmas Crédito: Bonifácio/T1Notícias

O Conselho Regional de Medicina (CRM) do Tocantins fez uma vistoria surpresa no Hospital Geral de Palmas (HGP) na manhã do último sábado, 21. O vice-presidente do CRM, Hélio Maués, explicou que um dos motivos que levaram à vistoria foi a reportagem feita pelo T1 na sexta-feira, 20, sobre pacientes que aguardaram e receberam atendimento médico no chão da Sala Vermelha do HGP por falta de macas no dia 19, feriado em Palmas.

 

“Um dos motivos que nos levou a fazer a vistoria foi aquela imagem que estava no T1 Notícias, de um paciente no chão da Sala Vermelha, e isso nos sensibilizou bastante”, disse.

 

Maués explicou que o Conselho ainda está elaborando um relatório sobre a vistoria, mas adiantou que, felizmente, não foram encontrados pacientes no chão na hora da vistoria e a sala vermelha não estava lotada. Dois médicos e um funcionário do CRM fizeram a vistoria.

 

Outro motivo apontado pelo vice-presidente para a vistoria é a falta de diretor técnico na Unidade, o que o CRM só teve conhecimento pela imprensa. “Toda unidade de saúde tem que ter um diretor técnico, que é quem representa o secretário de Saúde dentro da Unidade. Vamos fazer um relatório para as autoridades competentes”, reforçou.

 

Questionado sobre o que foi encontrado na vistoria, o vice-presidente reiterou: “Posso dizer que graças a Deus não vimos nenhum paciente no chão, isso foi comprovado. A Sala Vermelha estava arrumada, apesar de umas deficiências nas quais vamos orientar e alguns pormenores”. Com o relatório, o presidente disse que irá apresentar sugestões para as autoridades competentes. Segundo ele, algumas situações devem ser enviadas à Vigilância Sanitária.

 

O vice-presidente afirmou que não poderia dar mais detalhes da vistoria porque o relatório ainda estava sendo elaborado.

 

“Vamos mostrar os pontos negativos encontrados e fazer sugestões. A ideia é fazer com que o médico possa ter suas condições de trabalho adequadas e que o paciente seja atendido com qualidade”, disse o médico, que explicou ainda que não há previsão de quando o relatório será divulgado, mas que isso deve ser decidido esta semana.

 

Comentários (0)