UFT continua descartando esgoto no lago de Palmas, mesmo após notificação

UFT continua lançando esgoto no lago e atribuiu problema a bomba danificada. Naturatins informou que uma equipe do órgão esteve no local e que a UFT já havia sido multada

UFT joga esgoto no lago
Descrição: UFT joga esgoto no lago Crédito: T1 Notícias/Arquivo

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) continua deixando vazar esgoto da estação de tratamento para o lago de Palmas. A UFT disse que o motivo é um problema em bomba de recalque. O Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) informou que recebeu uma denúncia e enviou uma equipe no local para averiguar o ocorrido.

 

O problema é recorrente e já foi noticiado mais de uma vez no Portal T1 Notícias. Em fevereiro do ano passado a UFT foi flagrada lançando esgoto no lago após denúncia de funcionários e alunos que reclamaram do mau cheiro no Campus.

 

Em abril de 2015, o T1 mostrou que, mesmo após ter sido notificada pelo Naturatins, a UFT continuou descartando o esgoto bruto indevidamente. O Naturatins informou por meio de uma nota que “a Universidade Federal do Tocantins foi multada anteriormente e o processo segue em tramitação”. 

 

Manutenção durante o Carnaval

A assessoria da UFT informou que o problema da bomba já foi solucionado e que durante o feriado de Carnaval a instalação será feita para que a estação volte a operar normalmente.

 

Segundo a nota encaminhada pela universidade, existe “um projeto definitivo para a estação de tratamento e está em processo de contratação de uma empresa especializada que trabalhará na construção da estação elevatória, visando à interligação da rede de esgoto da UFT à rede de coleta de esgoto da concessionária”.

 

Confira a nota na íntegra

A respeito da estação de tratamento de esgoto da Universidade Federal do Tocantins, a instituição informa que houve um problema na bomba de recalque, mas que o problema foi solucionado e durante o feriado de carnaval a instalação será feita para que a estação volte a operar normalmente.

A Universidade possui um projeto definitivo para a estação de tratamento e está em processo de contratação de uma empresa especializada que trabalhará na construção da estação elevatória, visando à interligação da rede de esgoto da UFT à rede de coleta de esgoto da concessionária.

Comentários (0)