Imagens de praça em Palmas são destruídas; prefeitura atribui à queda de galhos

A Prefeitura de Palmas descartou a possibilidade de vandalismo e informou que a estrutura da Via Sacra foi danificada "devido à queda de galhos de árvore"

Imagem de santa é destruída na Capital
Descrição: Imagem de santa é destruída na Capital Crédito: Foto: João Afonso

A escultura de Nossa Senhora de Fátima, localizada na Praça Via Sacra, na quadra 308 Sul, em Palmas, foi destruída na madrugada desta segunda-feira, 19. O conjunto da obra, que tem Nossa Senhora de Fátima e os três pastorinhos, foi arremessado na calçada. A imagem da santa teve as mãos quebradas e o rosto destruído. O vidro que cercava as imagens também foi quebrado. O T1 Notícias apurou que a Guarda Metropolitana de Palmas esteve no local e teria feito o recolhimento das imagens destruídas. Em nota enviada ao T1, a Prefeitura de Palmas descartou a possibilidade de vandalismo e informou que a estrutura da Via Sacra foi danificada “devido à queda de galhos de árvore. A reposição e restauração das imagens já estão sendo providenciadas pela Prefeitura”.

 

Esta não é a primeira vez que o local é destruído. Em 2014, quando recém-inaugurada, coqueiros, refletores e esculturas religiosas da Praça Via Sacra foram alvos de vândalos.

 

Na manhã de hoje, uma moradora da quadra, que preferiu não se identificar, disse em entrevista ao T1 Notícias que o sentimento é de tristeza. “Deus nos deixou o livre arbítrio até para acreditar nele. Então, cada um tem sua crença, sua fé. Nós ficamos muito tristes. O mundo tem lugar para todos e a violência não leva a nada”, avaliou a moradora, comentando sobre a possibilidade de se tratar de novo ato de vandalismo. Nas redes sociais vários palmenses comentam o fato e expressam pesar pelo ocorrido, destacando ainda que o incidente teria sido um ato de vandalismo.

 

O pároco do Santuário de Nossa Senhora de Fátima, Josinaldo Filomeno, informou em entrevista ao T1 que lamenta profundamente o ocorrido. “Estou pedindo a Deus que não seja um ato de intolerância religiosa, porque essa seria a pior coisa que poderia acontecer”. O padre informou ainda que na noite desta segunda-feira, 19, às 19h30, será realizada uma missa na praça, a céu aberto, pedindo por paz, tolerância e respeito. Padre Josinaldo informou ainda que deseja que a imagem seja restaurada e que haja mais segurança monitorada no local.

 

(Matéria atualizada às 10h36)

Comentários (0)