Iratã aponta necessidade urgente de concurso público para a Saúde do Município

O vereador reconhece que os problemas do setor não são de agora, mas defende que a gestão municipal precisa urgentemente tomar uma atitude.

Iratã aponta problemas na Saúde
Descrição: Iratã aponta problemas na Saúde Crédito: Lourenço Bonifácio/T1

Depois de percorrer mais de 25 unidades de saúde de Palmas, incluindo-se aí as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da região Sul e Norte, ocasião em que conversou com os servidores e levantou as principais necessidades do setor, o vereador Iratã Abreu (PSD-TO) solicitou durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 27, a realização urgente de um concurso público para compor o quadro da Secretaria Municipal de Saúde de profissionais administrativos, técnicos e médicos.

O vereador reconhece que os problemas do setor não são de agora, mas defende que a gestão municipal precisa urgentemente tomar uma atitude, pois, além da escassez de profissionais (administrativos, agentes, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, médicos e outros), as estruturas mais antigas estão deficitárias, a exemplo da Policlínica da 303 Norte, construída há mais de 15 anos e que jamais passou por uma reforma mais ampla.

Especificamente na Policlínica da 303 Norte, a situação é precária. Há cupins, infiltração, piso danificado, falta de condicionadores de ar, instalação elétrica inadequada e antiga, e falta de equipamentos.

Iratã apontou também que, em razão dos baixos salários e dos contatos que estão expirando, os servidores estão desmotivados. Outro grave problema é a falta de segurança de algumas unidades, falta de limpeza no entorno de algumas unidades e muita reclamação por parte dos usuários na demora exagerada para conseguir retorno médico.

A falta de médicos especialistas é outro transtorno. Conforme o levantamento efetuado pelo vereador há apenas um médico psiquiatra para atender toda a rede municipal de saúde, quando seriam necessários pelo menos cinco.

TAC

Sobre o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) citado pelo vereador Júnior Geo (PSB), Iratã disse ter conhecimento e que concorda com ele que o TAC tem de ser reavaliado, pois não a população não pode deixar de ser atendida por falta de profissionais cujos contratos expiraram.

Agradecimento

Ao avaliar como positivo e enriquecedor o trabalho realizado neste primeiro semestre na Câmara Municipal de Palmas, o vereador Iratã Abreu agradeceu os servidores de seu gabinete, da Casa e da Imprensa, afirmando que todos deram sua contribuição para o trabalho que ele desenvolve como oposição na Câmara.

“Não é fácil ser oposição. A oposição não pode ser cega, tem que ser construtiva e propositiva. Entendo que dessa forma que ganha são os palmenses”, disse Iratã ao ressaltar que as divergências de idéias são salutares e que espera realizar muito mais no próximo semestre.

 

Comentários (0)