O processo licitatório para construção do Bus Rapid Transit Sul (BRT - Palmas Sul), aberto nesta quarta-feira, 13, com sessão de lances e classificação das propostas de preços teve sete empresas inscritas das quais, seis efetivamente participaram dos lances eletrônicos. A melhor classificada foi a Construtora Artec S/A, cujo lance foi de R$ 262,490 mi (duzentos e sessenta e dois milhões e quatrocentos e noventa mil reais).
O prefeito Carlos Amastha destacou que o BRT é uma obra de fundamental importância para a qualidade de vida e desenvolvimento da cidade. “Palmas precisa de um sistema de transporte de qualidade e eficiência que atenda as necessidades dos moradores. Estamos pensando a cidade a longo prazo. Palmas está em franco crescimento e esta obra é fundamental inclusive para adensar a cidade”, disse Amastha.
Certame
Segundo a Secretaria de Finanças, esta foi a primeira etapa do certame. Agora, a empresa melhor classificada terá o prazo de três dias úteis para apresentar os documentos de habilitação e confirmar o lance eletrônico através de proposta escrita. “Daí o processo seguirá para a Secretaria de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte que procederá com o parecer sobre a qualificação técnica e realização da prova de conceito do sistema”, explicou o presidente da Comissão de Licitação, João Marciano.
Após esse trâmite na Smamtt, o processo volta para a Comissão de Licitação que declarará o vencedor e abrirá eletronicamente os prazos para recursos. “Caso a documentação ou sistema da empresa apresente algum problema, desclassificamos a empresa e chamamos a empresa subsequente, e assim sucessivamente. Vamos trabalhar para concluir o mais rápido possível”, complementou Marciano.
O titular da Smamtt, Christian Zini, explica que a gestão trabalha para concluir o processo o mais rápido possível e dar início as obras. “Seremos criteriosos ao analisar a proposta, de forma a garantir o melhor para Palmas, que a empresa que venha executar a obra seja de fato qualificada para tal”, ressalta Zini.
BRT em Palmas
O projeto de implantação do BRT na Capital foi desmembrado em duas partes: Palmas Centro e Palmas Sul, que consiste na implantação de uma sistemática de transporte com operação regulada por sistema de planejamento, gestão e controle operacional inteligente, circulando em faixa exclusiva e segregada, estações localizadas nos canteiros centrais das avenidas, com embarque em nível e pagamento antecipado nas estações.
O corredor do BRT - Palmas Sul contará com 14,48 km de extensão, no trajeto da Avenida NS-15 (Avenida Parque), através do complexo esportivo da futura Vila Olímpica, sentido Avenida NS-10, até a ponte sobre o Ribeirão Taquarussu e, a partir daí, estendendo-se por toda a região Sul da cidade. O corredor contemplará os setores Bertaville, Jardim União Sul, Jardim Aureny III, Lago Sul, Jardim Janaína, Jardim Aeroporto, Jardim América I e II e Jardim Taquari, a outra extensão do corredor, também, contemplará o Jardim Aureny II e Taquaralto, partindo da Avenida G do Jardim Aureny III.
(Com informações da Secom Palmas)
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