Uma audiência pública para tratar da implantação do Sistema de Transporte Buss Rapid Transit (BRT) na Capital ocorreu na noite desta quarta-feira, 29, na Câmara de Palmas e gerou debates em torno da implantação do sistema.
De acordo com as informações passadas pelo presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano de Palmas (
De acordo com os projetos que foram dispersos no hall da Câmara, os ônibus cortariam o canteiro da Avenida Theotônio Segurado em toda a sua extensão. Nos cruzamentos seriam construídas estações multimoldais ou tricheiras. É como se fossem pequenos viadutos, pelos quais os ônibus passariam pela parte de cima e os veículos por baixo. Numa contagem realizada pelo T1 Notícias seriam no mínimo 25 trincheiras entre o setor Santo Amaro e as proximidades da Universidade Lutera do Brasil (Ulbra).
“É de extrema importância esse projeto do BRT. São Paulo e Rio de Janeiro têm, por exemplo, a faixa exclusiva, mas não tem calçada. Nós queremos implantar juntamente com o projeto a acessibilidade e a mobilidade em Palmas”, afirmou Masaru. Além do próprio projeto de transporte, o presidente também afirmou que sua instalação traria mais benefícios, como a construção de farmácias, mercados, hospital (Da UFT) e casas com a implementação do projeto. “O transporte urbano é importante para induzir a obtenção de recursos para outras áreas”, justificou.
Siqueira manda representante
O secretário de Estado de Energias Limpas, Recursos Hídricos e Projetos Especiais, Joaquim Guedes Coelho Filho, disse ao T1 Notícias que foi mandado pelo governador, Siqueira Campos (PSDB), para representar o Estado na discussão. De acordo com ele, o Executivo tem um grupo que pode auxiliar nos estudos sobre o BRT.
“O governador está interessado no melhor para palmas. A gente veio aqui conhecer o projeto da Prefeitura, que foi apresentado para o governo do Estado hoje. A Agência de Máquinas e Transportes do Tocantins (Agetrans) também tem uma equipe estudando mobilidade urbana, o que pode beneficiar Palmas e os demais municípios da região”, declarou. Ele afirmou à reportagem que sua presença não tinha relação com interesses do Executivo em torno da Região Metropolitana de Palmas (MetroPalmas).
Dúvidas
Após a apresentação do projeto, a população presente pode fazer questionamentos a Masaru. Uma das dúvidas foi sobre o tipo de ônibus que seria utilizado nesse tipo de transporte. “Vamos buscar o melhor para a cidade de Palmas e o nosso objetivo é trazer um elétrico”, afirmou o presidente do Impup.
Quando questionado sobre a quantia de dinheiro e prazo para entrega desse projeto, Masanu foi mais subjetivo. “Quando se engata um projeto como o BRT, já é engatado outro”, disse sem especificar datas. “Pedimos mais de R$ 700 milhões ao governo federal, mas quem vai definir tudo é o Ministério das Cidades e a concorrência, na hora da licitação, que definirá”, explicou Masanu sobre os valores da obra. Em relação à tarifa que será cobrada ele ressaltou que "o investimento impacta também na tarifa, mas se conseguirmos mais investimentos da união esses impactos serão menores”.
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