Terra Clean usa caminhão inadequado para coleta de lixo hospitalar na Capital

Uma vistoria no caminhão que estava marcada deste esta terça-feira, 8, ainda não aconteceu. Empresa que loca veículos para a Terra Clean diz que não trabalha com caminhões de coleta de lixo hospitalar

Scolástico diz que caminhão está na oficina
Descrição: Scolástico diz que caminhão está na oficina Crédito: T1 Notícias

A empresa Terra Clean foi novamente alvo de denúncia por continuar utilizando caminhão inapropriado para coleta de lixo hospitalar na Capital. Após vídeo mostrado em matéria do T1 Notícias, a empresa adesivou um novo caminhão e alegou à Prefeitura de Palmas, via Seinsp, que o veículo tem as condições para atender a coleta, de acordo com normas da ABNT. O caminhão foi flagrado nas ruas de Palmas como mostra este novo vídeo, encaminhado por um leitor ao T1 Notícias.

Procurada, a Seinsp informou que um técnico seu faria o acompanhamento, ao lado de uma equipe da Vigilância Sanitária, e da equipe do portal, da vistoria ao caminhão alugado pela empresa. Há dois dias a equipe do T1 Notícias tenta acompanhar sem sucesso esta vistoria que já foi desmarcada duas vezes sob a alegação de que o caminhão estava na oficina para reparos na carroceria.

 

Vistoria prorrogada

Nesta quarta-feira, 9, uma segunda vistoria estava marcada para acontecer no pátio da Secretaria. Os profissionais da Vigilância Sanitária compareceram, o fiscal do contrato entre a Terra Clean e a Prefeitura de Palmas, engenheiro Lucas Rezende também estava presente, mas o caminhão da empresa não apareceu.

Na oportunidade, o engenheiro informou que uma vistoria in loco tinha sido feita na terça-feira, 8, e que foi apontado uma folga de 10cm no fechamento da tampa, fazendo com que estilhaços do material coletado pudessem ser jogados para fora e escorrer líquido, o chorume, caso houvesse. Dado o fato, o caminhão teria sido levado para a oficina para fazer esta reparação. 

Novamente na manhã desta quinta-feira, 10, a equipe do T1 Notícias foi informada que a vistoria aconteceria no pátio da empresa Terra Clean, mas ao chegar ao local, o responsável pela empresa em Palmas, Wagner Scolástico informou que não haveria mais vistoria naquele horário porque o caminhão estava na oficina passando por reparos. Que no dia anterior, na quarta-feira, 9, os fiscais da vigilância sanitária foram até a oficina onde estava o caminhão e apontaram que precisava de mais um reparo antes da vistoria marcada.

 

Copac confirma que caminhão é impróprio

A Copac - Indústria de Compactadores, empresa que loca caminhões para a Terra Clean, localizada em Hidrolândia Goiás informou por telefone ao T1 Notícias que não trabalha com locação de caminhão específico para realizar coleta de lixo hospitalar, que necessita de adequações especiais em conformidade com a lei.

Também confirmou que o caminhão do vídeo exposto acima, de placa ONH-3272 de Hidrolândia – GO, se trata de um Cronus 15m³, sendo um caminhão compactador de lixo domiciliar.

Confira e-mail da empresa Copac:

O caminhão de placa ONH3272 se trata de um Cronus 15m³, compactador de lixo domiciliar. Para a coleta hospitalar é necessário um caminhão próprio para tal atividade, uma vez que se trata de resíduos com necessidades de armazenamento diferenciado.

 

Nota de Esclarecimento Terra Clean

Diante da matéria divulgada por este portal, a empresa Terra Clean informa que já cumpriu todas as adequações técnicas exigidas pela Vigilância Sanitária e pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos de Palmas (Seinsp) no caminhão de coleta de lixo hospitalar de Palmas.

A Terra Clean esclarece ainda que o caminhão estava à disposição da Vigilância Sanitária na manhã desta quinta-feira, 10, e que a informação que a empresa teve do órgão é que os técnicos não poderiam fazer a vistoria hoje na sede da empresa.  

A Terra Clean reforça seu compromisso de prestar o melhor serviço de coleta de lixo e limpeza urbana de Palmas pelo bem da população. 

 

(Atualizada às 15h49)

Comentários (0)