Coligação de Dimas critica pesquisas divulgadas pela Fieto em Palmas e Araguaína

Segundo a coligação, marqueteiro de Marcelo Miranda e de Valderez controla Instituto que divulgou pesquisa em Araguaína

Fieto divulgou pesquisas em Palmas e Araguaína
Descrição: Fieto divulgou pesquisas em Palmas e Araguaína Crédito: Foto: Divulgação

Os números falsos divulgados pelo Instituto Fortiori contratado pela Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins) acerca da disputa eleitoral pela Prefeitura de Araguaína revelam uma teia de interesses escusos que começa em Aparecida de Goiânia (GO), passa por Araguaína e termina no Palácio Araguaia, em Palmas. E na cadeia de comando estão Marcus Vinícius, Roberto Pires e Marcelo Miranda, personagens principais de uma trama política e familiar, forrada de dinheiro público, com o único de interesse: ganhar a Prefeitura de Araguaína.

 

Entenda a trama

A cidade goiana é a sede do Instituto Fortiori, que tem como um dos sócios o marqueteiro Gean Carvalho, dono também da Agência Desigual, que tem contrato milionário com o governo do Estado do Tocantins, e também é dono da empresa Brasil Colômbia. E quem controla de fato essas empresas é o marqueteiro pessoal do governador Marcelo Miranda, que também é o mentor das campanhas dos candidatos governistas, os deputados Valderez Castelo Branco e Olyntho Neto.

 

Na ponta familiar do rosário de números falsos da pesquisa está Roberto Pires, o próprio presidente da Fieto, que é vice-presidente do PP, partido da candidata Valderez. É bom saber que a filha de Valderez, Letícia Castelo Branco, é casada com o irmão de Roberto Pires, Luiz Pereira Martins Junior.

 

Farsa comprovada

É justamente essa teia que comprova que os números divulgados pela pesquisa do obscuro Instituto Fortiori, com sede em Aparecida de Goiânia (GO), e publicados pela Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins) nesta quinta-feira, 15, colocando a candidata do governador Marcelo Miranda na frente do prefeito Ronaldo Dimas (PR), estão totalmente distorcidos e fora da realidade do que vê nas ruas e também nos levantamentos feitos por institutos muito mais conhecidos e publicados num intervalo de tempo muito curto.

 

Essa falsa realidade fica mais evidente quando a pesquisa da Fieto é confrontada com a divulgada pelo O Portal AF Notícia, um dos mais acessados da cidade. Com dados coletados apenas um dia antes, a pesquisa do Instituto Tocantins Marketing/Portal AF Notícias mostra o prefeito Ronaldo Dimas (PR) na frente com 28% dos votos, confirmando o levantamento do Jornal Primeira Página realizado uma semana antes e trazendo Dimas em primeiro com 29%.

 

E um dos mais evidentes sinais de falseamento da realidade da pesquisa da Fieto é em relação ao número de eleitores indecisos, que aumentou, em apenas um dia, de 13% para 31%, simplesmente 18 pontos percentuais, num único dia, repita-se.

 

Outro dado não menos importante é a quantidade de eleitores entrevistados pelas duas amostras. Enquanto a divulgada pelo Portal AF Notícias, mostrando o prefeito e candidato à reeleição, Ronaldo Dimas em primeiro lugar, ouviu 1.100 eleitores, a segunda, que põe a candidata do Palácio Araguaia na frente, entrevistou apenas 600 eleitores, praticamente a metade da primeira.

 

Pesquisa em Palmas

Assim como em Araguaína, a pesquisa do Instituto Fieto Fortiori, contratada pelo presidente da Fieto (Federação das Indústrias do Estado do Tocantins), Roberto Pires, errou feio para tentar inflar a vice-governadora Cláudia Lelis, candidata do governador Marcelo Miranda (PMDB) à Prefeitura de Palmas.

 

Enquanto a pesquisa Ibope/TV Anhanguera deu a liderança disparada do prefeito Carlos Amastha (PP) com 41%, 26 pontos percentuais à frente de Cláudia, a do Fieto, divulgada no mesmo dia, reduziu a diferença para apenas 12 pontos.

 

A pesquisa da Fieto ainda reduziu a diferença entre a candidata do governador e o candidato Raul Filho, segundo colocado, para apenas 3,2 pontos percentuais, ao passo que no Ibope/ TV Anhanguera a diferença favorável ao ex-prefeito chegou a de seis pontos.  

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