Donizeti diz que PT errou em 2010 ao apoiar Gaguim pois tinha candidato próprio

Presidente afirmou que se o partido tivesse tido mais força para garantir uma candidatura, eles teriam ganhado a eleição com o Paulo Mourão (PT) como candidato...

Donizeti passa presidência do PT nesta tarde
Descrição: Donizeti passa presidência do PT nesta tarde Crédito: Eduardo Azevedo

O presidente estadual do PT, Donizeti Nogueira, disse ao T1 Notícias na manhã desta sexta-feira, 24, durante uma avaliação de sua gestão, que o PT errou em 2010 quando decidiu apoiar o então candidato ao governo do Estado, Carlos Henrique Gaguim (PMDB), ao invés de ter se firmado com uma candidatura própria.

“Arrependimento não há, porque ali a foi o que a conjuntura permitiu. O que a gente reconhece é que se tivéssemos tido mais força para garantir a candidatura teríamos ganhado a eleição com o Paulo Mourão (PT). Não podemos deixar de avaliar é que erramos, mas que foi um erro forçado por aquele momento. Nós poderíamos ter agido diferente”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que todos os problemas que ocorreram na política naquele ano interferiram de forma direta nas decisões em torno das eleições de 2010. “Em um processo natural, que não tivesse ocorrido a cassação do Marcelo Miranda (PMDB), governador na época, e também a eleição de um chefe de Executivo pela Assembleia Legislativa (AL), a conjuntura poderia ter sido outra e o PT poderia estar governando o Estado”, completou.

 

Baixa no PT

O presidente também falou sobre a diminuição no quatro prefeitos do PT no Tocantins ocorrida no ano passado, após o troca-troca de partidos, e fez críticas ao atual Governo do Estado.  

“Avalio como natural dentro de um processo político do nosso Estado. O governo instituído usa os tribunais para poder pressionar prefeitos e outras autoridades. Nós temos companheiros prefeitos eleitos que tem firmeza ideológica maior e outros têm menos. Mas vejo essa saída de prefeitos e mudança de partidos com naturalidade”, garantiu.

 

Avaliação da gestão

Sobre a avaliação de seu mandato a frente do PT, Donizeti disse que deixa a presidência com a convicção e a certeza de dever cumprido. “Nosso partido hoje é respeitado. Nos últimos 15 anos ele adquiriu espaço e ocupou um papel importante na política tocantinense. Nem tudo que gostaríamos de ter feito a gente fez, pois são muitas coisas que vamos desenvolvendo na medida em que as possibilidades permitem”, destacou.

Ele ressaltou que o PT está preparado para governar o Estado e que isso é fruto do trabalho do grupo que está a frente nos últimos anos. “Vamos comprovar isto elegendo mais deputados estudais, elegendo deputados federais e até mesmo o próximo governador”, finalizou.

Donizeti entrega o cargo de presidente estadual do PT para o presidente eleito em 2013, Júlio César Brasil, na tarde desta sexta-feira, 24, no auditório da Assembleia Legislativa (AL). Na mesma solenidade o professor da Universidade Federal do Tocantins (UFT) George Brito toma posse como presidente do partido em Palmas. Os membros dos respectivos diretórios também serão empossados.

Comentários (0)