Servidora do município de Palmas é primeira vítima fatal da Covid-19 no Tocantins

Romana era assistente social servidora da Secretaria Municipal de Saúde e estava internada em estado grave em um hospital particular da Capital.

Romana Chaves
Descrição: Romana Chaves Crédito: Divulgação

Francisca Romana Sousa Chaves, de 47 anos, é a primeira vítima fatal decorrente de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19) no Estado do Tocantins. O anúncio foi feito pela Prefeitura Municipal de Palmas, no final da noite desta terça-feira, 14.

 

Romana era assistente social servidora da Secretaria Municipal de Saúde e estava internada em estado grave na UTI de um hospital particular da Capital. Ela era hipertensa e foi o segundo caso confirmado do Tocantins.
 

A vítima foi internada no último dia 18 de março e seu caso era acompanhado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus), desde a coleta do exame, para confirmação da doença.

 

Prefeitura lamenta
 

A gestão da Capital, em comunicado, declarou que o momento é duplamente de luto para Palmas, pois além de tratar-se da primeira pessoa que vem a óbito pelo coronavírus no Tocantins, também deixa o quadro de servidores públicos municipais incompleto e com um profundo sentimento de perda.

 

Francisca Romana era servidora efetiva da Prefeitura de Palmas desde 2005, teve uma atuação expressiva no combate à violência, inclusive sendo nomeada presidente do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (Nupav).

 

“Essa é a notícia que eu jamais queria dar, mas como prefeita não poderia me ausentar num momento doloroso como esse. Faleceu agora a noite a servidora do Município, Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, vítima da Covid-19. Em nome de todos os servidores do Município, transmito nossos sentimentos aos familiares e amigos da Romana. Iremos honrar tudo o que nossa querida servidora fez pela saúde pública, lutando como ela pela diminuição de perdas humanas e afetivas pelo coronavírus. Romana foi uma guerreira ao se expor involuntariamente para nos defender. O seu exemplo será inspiração para seguirmos em frente, redobrando todas as medidas que forem necessárias, seja o isolamento social ou qualquer outra, para que a vida seja sempre o primeiro valor a ser defendido. No exercício da sua profissão, Romana cumpriu com fidelidade seu compromisso de ajudar a salvar vidas. Que agora ela possa descansar em paz”, disse a prefeita Cinthia Ribeiro.

 

 

O secretário da Saúde de Palmas, Daniel Borini, lamentou o falecimento da colega de trabalho, com quem conviveu profissionalmente por muito tempo. “Lamentamos o falecimento da Romana, e que para nós da Secretaria Municipal de Saúde, muito antes de ser uma primeira morte por Covid-19 no município de Palmas, é uma perda de uma servidora da Saúde que sempre se dedicou a construir uma melhor condição de vida para nossa população. Profissional dedicada, competente, amiga e doce, Romana participou de toda a construção da vigilância em saúde do município de Palmas conosco. Que Deus abençoe o coração dos familiares!”

 

Diante desta notícia, a Prefeitura de Palmas pede para a adesão voluntária às recomendações de isolamento social e autoproteção, com práticas de higiene pessoal, recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e pela Semus.

 

Notas de Pesar

 

Cress Tocantins: Com profundo pesar, o Conselho Regional de Serviço Social do Tocantins (Cress-TO) lamenta a morte da Assistente Social Francisca Romana Chaves. Prestamos nossa solidariedade com toda a família e nos colocamos à disposição neste momento de imensa dor.  Francisca Romana tinha 47 anos e era assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e deixa uma filha adulta.  Nós do Conselho da 25ª Região reforçamos a continuidade das medidas de proteção ao Coronavírus em todo o Estado, com a permanência do distanciamento social, evitando-se aglomerações. Nenhuma luta será em vão.

 

Governo do Estado: O Governo do Estado do Tocantins se solidariza com a família e amigos de Francisca e deseja força, coragem e muita união para todos aqueles que tiveram a oportunidade de conhecê-la.

 

Defensoria Pública do Estado do Tocantins:  Em nome de todos os seus membros, servidores (as), estagiários (as) e voluntários (as), a Defensoria Pública do Estado do Tocantins externa seu pesar e solidariedade à família e aos amigos da assistente social e servidora da Prefeitura de Palmas Francisca Romana Sousa Chaves, 47 anos, que faleceu na noite de ontem, 13, vítima de Covid-19. O Núcleo Especializado em Defesa dos Direitos da Mulher (Nudem) da Defensoria destaca que a morte de Romana também representa uma grande perda para a rede de proteção à mulher; ela era membro e muito atuante no Núcleo de Prevenção de Acidentes e Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz (Nupav) -  fórum formado por representantes de várias instituições e entidades, instituído pela Secretaria Municipal de Saúde de Palmas em 2008.  Conforme o Nudem, Romana era uma mulher aguerrida que fará muita falta a todos e todas deu seu convívio pessoal e também na luta em defesa dos direitos das mulheres.  É certo que o falecimento desperta em todos os tocantinenses ainda mais tristeza pelo o que já temos acompanhado da situação em outros lugares do Brasil e do mundo diante da pandemia.  Aos familiares de Romana, toda a nossa consternação nesse momento de perda e vulnerabilidade.

 

Vereador Milton Neris: Com muito pesar recebemos a notícia do falecimento de Francisca Romana Sousa chaves, a primeira vítima fatal da Covid-19 em Palmas. Servidora efetiva da Prefeitura há 15 anos, Romana foi uma mulher forte, que ajudou inúmeras mulheres, e teve uma história de luta no combate a violência contra a mulher, tendo exercido o cargo de presidente do Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (Nupav). Diante da situação desejo que os familiares e amigos encontrem o conforto necessário para superarem sua grande perda.

 

Vereadora Laudecy Coimbra: É com imensa tristeza que venho, por meio desta, externar minhas condolências a amiga e companheira Francisca Romana Sousa Chaves, falecida ontem, 14, vítima de infecção causada pelo coronavírus (Covid-19). Romana fazia parte do quadro da Saúde de Palmas, uma profissional dedicada, competente. Trabalhamos juntas no Núcleo de Prevenção e Assistência a Situações de Violência de Palmas (NUPAV), na luta contra a violência doméstica. Neste momento de sofrimento, rogo a Deus que conforte sua família e amigos, e dê forças para todos seguir em frente. Descanse em paz minha amiga!

 

Deputado federal Vicentinho Júnior: É com imensa tristeza que manifesto profundo pesar pelo falecimento de Francisca Romana Sousa Chaves. Neste momento de dor, em que nós tocantinenses estamos enlutados, que a morte de Romana nos ajude a aumentar a consciência e o cuidado para superar a grave situação que enfrentamos. Unimo-nos em oração pelo descanso de sua alma, assim como pela recuperação das vítimas da Covid-19 no Tocantins. Estendemos nossa mais sincera solidariedade a todos os familiares e amigos de Romana. Pedimos que Deus conforte todos os corações e dê forças para transformar esta dor em esperança.



 

Comentários (0)