O Governo do Tocantins, por meio do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), estendeu por mais dez dias o prazo para que artesãos, extrativistas, agricultores familiares e produtores rurais possam solicitar a autorização e renovação da licença para coleta, manejo ou transporte do capim-dourado e do buriti. O prazo para o envio da documentação, que encerraria no sábado, 10, foi estendido até o dia 20 de agosto.
Este processo é conduzido pelo Naturatins e tem como objetivo garantir a preservação, a aplicação de técnicas de manejo sustentável e a proteção das veredas e campos úmidos onde elas crescem.
A solicitação é realizada de forma on-line, através do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (Sigam). Os interessados devem enviar a documentação exigida por meio dessa plataforma. Essas ações são regulamentadas pela Lei Estadual nº 3.594/2019 e pela Instrução Normativa nº 03/2023, e contribuem para uma fiscalização efetiva por parte do Naturatins.
A licença para coleta e transporte do capim-dourado e do buriti tem validade de cinco anos, mas precisa ser renovada anualmente. Caso a renovação não seja solicitada e haja autuação, o responsável poderá receber advertências, multas e apreensões, além de possíveis restrições de direitos, incluindo a suspensão da autorização por dois anos e a proibição de solicitar o documento novamente por um período de dois a quatro anos.
Orientações
Para pessoas físicas (produtores rurais e pequenos agricultores familiares) emitirem a licença de coleta, manejo e transporte do capim-dourado e buriti, é necessário enviar ao Naturatins, através do Sigam, os seguintes documentos:
- Requerimento padrão do órgão ambiental, contendo dados pessoais, endereço e área de coleta/atuação;
- Cópia do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Cópia do Registro Geral (RG);
- Comprovante de endereço ou declaração de endereço;
- Carta de anuência do proprietário do imóvel em caso de coleta/manejo em propriedades de terceiros;
- Termo de Compromisso em caso de coleta/manejo entre a Unidade de Conservação (UC) e comunidades tradicionais em áreas públicas e privadas.
Para emissão da licença por meio de associação, os documentos necessários incluem:
- Requerimento padrão do Naturatins, com dados da associação, endereço e área de coleta/atuação;
- Cópia da Inscrição do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ);
- Comprovante de endereço da associação;
- Estatuto da Associação;
- Ata da última eleição da associação;
- Lista atualizada dos artesãos solicitantes conforme o artigo 12 da Lei nº 3.594/2019;
- Cópia do CPF e RG de cada associado;
- Termo de Compromisso em caso de coleta/manejo entre a Unidade de Conservação e comunidades tradicionais;
- Carta de anuência do proprietário do imóvel em caso de coleta/manejo em propriedades de terceiros.
Para revalidação da licença, o beneficiário deve preencher o modelo de declaração disponível no Sigam e enviá-lo ao Naturatins através do mesmo sistema.
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