Aprovado Projeto de Lei que reserva vagas no vestibular da Unitins para alunos da rede pública

Conforme a proposta de autoria do deputado estadual Marcelo Lelis, as vagas destinam-se aos cursos de graduação regular e de ensino à distância. ...

O Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Marcelo Lelis (PV) que propõe a reserva de 50% das vagas dos vestibulares da Fundação Universidade do Tocantins - Unitins para estudantes oriundos da rede pública de ensino foi aprovado durante sessão extraordinária realizada na noite desta quarta-feira, dia 14, na Assembleia Legislativa.

Ao agradecer pela aprovação da matéria, o deputado Marcelo Lelis lembrou iniciativas semelhantes existentes no país adotadas por outras universidades, bem como pelo governo federal, que reservam cotas para negros, indígenas, entre outros.

“Não há diferença. O Projeto de Lei é absolutamente constitucional. Essa foi uma votação extremamente importante para os estudantes tocantinenses de escolas públicas” destacou.

Conforme a proposta, as vagas destinam-se aos cursos de graduação regular e de ensino à distância. Para concorrer à reserva de vagas, o aluno candidato deverá ter cursado os quatro últimos anos do ensino fundamental e todo o ensino médio na rede pública de ensino.

“Este Projeto de Lei corresponde ao anseio de milhares de jovens secundaristas oriundos das escolas públicas, em sua maioria de baixa renda, bem como centenas de outros jovens que se preparam para o vestibular em cursinhos comunitários, enfrentando dificuldades para realizarem o sonho de ingressarem em uma universidade pública” justifica Lelis no projeto. (Da assessoria)

Comentários (0)