Artistas aprovam Projeto de Lei apresentado por Luana Ribeiro

Com a presença de cerca de 40 representantes da área da cultura e arquitetura, a Deputada Estadual Luana Ribeiro (PR) apresentou o Projeto de Lei de incentivo aos artistas visuais.

 

 
 
   Com a presença de cerca de 40 representantes da área da cultura e arquitetura, a Deputada Estadual Luana Ribeiro (PR) apresentou o Projeto de Lei de incentivo aos artistas visuais e aproveitou para receber sugestões que possam se convertidas em emendas, já que a Proposta está em tramitação na Assembleia Legislativa. A reunião ocorreu nesta tarde, 04, na sala de reuniões da Casa de Leis.
      Durante a apresentação do Projeto os presentes puderam conhecer cada detalhe que contempla os artistas. Entre as propostas está a aquisição de obras de artes em edifícios com área igual ou superior a 1.500 metros quadrados; a obra deve ser feita por artistas que nasceram ou residentes no Tocantins; obra de arte deverá ser original nos termos da legislação brasileira em vigor sobre Direito Autoral e das Convenções Internacionais sobre o assunto das quais o Brasil seja signatário; entre outros.
     A parlamentar reforçou, durante o encontro que a ideia surgiu para beneficiar o artista da terra. “Temos que fomentar o desenvolvimento no segmento artístico e cultural, prestigiando a categoria. A arte retrata uma sociedade, um momento marcante, além de ajudar na construção da identidade de um povo”, justificou Luana. Para a Deputada nada mais justo a participação desses profissionais culturais para reforçara arte existente no Estado.
 
INCENTIVO
      A presidente da Associação dos Artistas Visuais do Tocantins, Luara Aquino, parabenizou a atitude da parlamentar e destacou que atualmente os artistas visuais do Estado não possuem espaços adequados para mostrar a qualidade do trabalho desenvolvido. “Realmente temos esse problema aqui no Estado e precisamos de incentivo para que nossos artistas não percam o estímulo”, ressaltou.
 Luara lembrou ainda que muitos artistas precisam ter um segundo emprego. “Não tem como sobreviver somente da arte, e muitos se equilibram em cumprir um trabalho para se sustentar e o tempo que sobra se destina para criar”, disse.
Já o artista plástico, Francisco Costandrade, sugeriu que o Projeto seja criterioso. “As propostas vão contemplar tantos os profissionais conhecidos, como aqueles que estão iniciando. Por isso é fundamental a analise da carreira curricular daquele artista que queira que sua obra seja adquirida, por meio do Projeto”, justificou. Constandrade falou que a abertura do dialogo para que cada um possa se manifestar foi fundamental. “É uma segurança saber que fomos ouvidos e que nossos anseios serão reconsiderados dentro do Projeto”, afirmou.
 
LIVRO
  Outra ideia que surgiu foi a realização de um livro que conte a cultura do Tocantins. “Será um arquivo para todos que desejam conhecer as manifestações culturais do nosso Estado”, adiantou Luana Ribeiro.
A Diretora de Cultura da Universidade Federal do Tocantins, Luana Nunes, colocou à disposição a editora da instituição para a edição do livro. “Sem duvida foi uma excelente ideia para documentar a arte do Tocantins, em todos os segmentos”.  Para a próxima semana a Deputada se reunirá com os representantes de cada segmento separadamente. 
 
 

Comentários (0)