Ataídes cria PROS Indígena no Tocantins e define coordenador do projeto

O presidente da União dos Estudantes Indígenas do Estado, Avanilson Carajás, foi convidado a coordenar o projeto...

Ataídes Oliveira, presidente do PROS-TO
Descrição: Ataídes Oliveira, presidente do PROS-TO Crédito: T1 Notícias

O senador Ataídes Oliveira (PROS) recebeu na manhã desta sexta-feira, 21, na sede estadual do partido, em Palmas, o presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins, Avanilson Idioraru Dias Aires Carajás. Durante o encontro foi definida a criação do PROS Indígena, que será coordenado por Avanilson, que também é estudante de Engenharia Ambiental na UFT.

Perguntado sobre a importância do PROS Indígena para as tribos tocantinenses, Avanilson avaliou como positiva a ideia, principalmente para garantir mais espaço aos índios nas decisões políticas do Estado. Em seu trabalho como coordenador e articulador do PROS Indígena, Avanilson pretende mudar a maneira como a sociedade vê as manifestações indígenas por melhores condições de vida. Segundo ele, os indígenas tem a fama promover manifestações violentas para garantir seus direitos e isso não é totalmente verdadeiro. Hoje os indígenas do Tocantins estão mais politizados e conscientes. “A única forma de garantir nossos direitos é por meio do diálogo. Hoje estamos mais politizados, nos qualificando, estudando, profissionalizando e precisamos ganhar espaço na política. Com o PROS indígena isso vai ser possível” disse o Carajás.

Sobre a pré-candidatura do Senador Ataídes Oliveira ao governo do Estado, lançada ontem num evento em Palmas, o presidente da União dos Estudantes Indígenas do Tocantins manifestou apoio e reconheceu a necessidade de uma nova opção para o eleitorado no Estado: “Há 25 anos estamos praticamente com dois governos no poder e não avançamos nada com relação a questão indígena. Precisamos de uma terceira opção e o Senador Ataídes é essa opção” finalizou Avanilson.

 

Comentários (0)