Audiência pública discute asfalto e ponte entre Tocantínia e Rio Sono na AL

Obras estão paralisadas há anos porque passam dentro de reserva Xerente; audiência será realizada na Assembleia Legislativa, às 14 horas...

Audiência é fruto de pedido de Luana
Descrição: Audiência é fruto de pedido de Luana Crédito: T1 Notícias

A  pedido da deputada estadual Luana Ribeiro (PR), será realizada nesta segunda-feira, 24, uma audiência pública para solucionar um problema antigo da região de Tocantinia e Rio Sono: os 7 KM da TO 050 que estão sem asfalto e a conclusão da ponte na TO-245. O evento será realizado às 14 horas, na Assembleia Legislativa.

“Convido toda a população para participar desta audiência pública, porque esse problema é antigo e prejudica a população desses municípios”, destacou Luana.

De acordo com a deputada, ouvir todas as partes envolvidas neste caso e, principalmente, a comunidade indígena, é fundamental para que o problema seja solucionando respeitando a vontade de todos. “Por diversas vezes os Xerente foram manipulados em relação a essa obra. Hoje os prejuízos para as comunidades indígenas são grandes por causa da falta de acesso”, ponderou.

Segundo a parlamentar, a falta da pavimentação prejudica o acesso e impede o desenvolvimento econômico da região. Em época de chuva, como agora, o risco de acidentes aumenta, destaca a parlamentar.

De acordo com o governo do Estado, na região -  que abrange as comunidades de Brejo Comprido, Porteira e o município de Rio Sono - , há atualmente nove linhas de transporte escolar, além de ambulâncias e veículos indígenas, que enfrentam  problemas de trafegabilidade por causa da baixa estrutura das estradas.


Entenda

Apesar de ser um trecho pequeno, o problema é antigo na região  e se arrasta há anos. Por passar dentro da reserva Xerente, o as obras estão paralisadas desde a década de 90. A solução depende da autorização do IBAMA e da Funai, mas precisa ser articulada politicamente.

Comentários (0)