Campanha pelo fim da violência doméstica no país tem apoio de Halum

O deputado usou o grande expediente, sendo o primeiro parlamentar a aderir à campanha. Halum citou como exemplo o caso de Brasília onde, em uma semana, três mulheres foram mortas por ex-companheiros.

Uma em cada cinco mulheres já sofreu violência dentro de casa. O Mapa da Violência 2012 mostra que em 80% dos casos os agressores são namorados e maridos. Para chamar a atenção para o problema e acabar com o estigma de que a Lei Maria da Penha é contra os homens, a campanha “Homem de Verdade Não Bate em Mulher”, lançada em 01/03, pelo Banco Mundial, já tem a adesão de diversas personalidades. Artistas como Cauã Reymond, Thiago Fragoso, Rodrigo Simas e Gabriel Braga Nunes também fazem parte do projeto.

 

Solidário com a causa, o deputado federal César Halum (PSD-TO), se pronunciou no grande expediente, sendo o primeiro parlamentar a aderir à campanha. De acordo com ele apesar das recentes conquistas femininas e dos seis anos de vigência da lei 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, muitas brasileiras ainda enfrentam um cotidiano de medo e violência.

 

Nos 30 anos decorridos entre 1980 e 2010, mais de 92 mil mulheres foram assassinadas no país, sendo que 43,7 mil só na última década, aponta o Mapa da Violência 2012: Homicídio de Mulheres no Brasil.

 

César Halum citou como exemplo o caso de Brasília onde, em uma semana, três mulheres foram mortas por seus ex-companheiros. “Esses são os casos que são tornados públicos. Com certeza, várias outras mulheres, mães, filhas, esposas, enteadas e tantas outras estão sendo vítimas das mais variadas formas de violência”, afirmou o deputado, observando que sociedade e poder público precisam adotar medidas que inibam esse tipo de atitude. 

 

O parlamentar disse que os números relativos a agressões contra as mulheres são “inacreditáveis”. Segundo ele, quatro em cada dez mulheres já foram vítimas de violência e, a cada dois minutos, cinco mulheres sofrem algum tipo de agressão no país.

 

Nas redes sociais, qualquer pessoa pode participar do projeto. Basta escrever o nome da campanha em um cartaz e tirar uma foto. Ao postar no Instagram ou Twitter, é preciso citar o Banco Mundial usando @worldbanklac. Para os homens, é possível usar a hashtag #souhomemdeverdade para postar a foto. (Ascom)

 

 

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