César Halum participa de cerimônia que homenageou Gilberto Kassab

Kassab foi eleito pelos integrantes da comissão, na categoria governamental, pela iniciativa pioneira da Prefeitura de divulgar online os dados da administração municipal, ainda em 2009.

Ministra Eliana Calmon, Halum e Gilberto Kassab
Descrição: Ministra Eliana Calmon, Halum e Gilberto Kassab Crédito: Divulgação

O presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, foi homenageado nesta terça-feira (13) com o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, em Brasília.

 
Kassab foi eleito pelos integrantes da comissão, na categoria governamental, pela iniciativa pioneira da Prefeitura de divulgar online os dados da administração municipal, ainda em 2009, antes da Lei de Acesso à Informação entrar em vigor. O Prêmio, intitulado “Moacir Micheletto”, foi atribuído pela contribuição do prefeito “à credibilidade de um governo democrático”.
 
Gilberto Kassab ressaltou a presença do único parlamentar tocantinense na solenidade, deputado César Halum (PSD-TO). “A presença de Halum, representando de forma celebre o Tocantins, engrandece nosso partido. É um parlamentar que tem um longo e promissor caminho pela frente”, disse o prefeito em entrevista. 
 
César Halum lembrou sobre o Portal da Transparência, lançado por Kassab em 2009, como “De Olho nas Contas”, onde permitiu aos cidadãos acompanhar todos os gastos e investimentos da administração municipal, incluindo o funcionalismo, a exemplo do que foi feito por Halum, em 1996, quando prefeito interventor de Araguaína, onde colocava mensalmente uma placa na calçada da prefeitura com toda a prestação de contas do mês. “Atitude como a do prefeito Kassab além de ser instrumento de cidadania, também foi capaz de melhorar a qualidade de vida da população a partir do momento em que foi usada para ampliar a transparência em licitações e a aplicação de recursos públicos em saúde, educação, segurança, entre outros setores”, disse o deputado. 
 
 
Oradora de honra
 
Participou da solenidade, como oradora de honra, a ministra do Superior Tribunal de Justiça, Eliana Calmon Alves, em reconhecimento a sua atuação como corregedora do Conselho Nacional de Justiça.
 
Com uma atuação marcante e declarações polêmicas, diante da demora no andamento dos processos judiciais, Eliana Calmon implementou uma reestruturação no Judiciário brasileiro, desde que assumiu a Corregedoria Nacional, em setembro de 2010, reforçando, junto às Corregedorias Estaduais, a importância da fiscalização do trabalho realizado por magistrados e servidores.
 
Halum parabenizou a atuação da Ministra, que deixou recentemente o cargo de corregedora-geral do CNJ. 
 
“Reafirmo o meu respeito e apreço a esta brava ministra que, sem dúvida nenhuma, se transformou em um ícone a ser lembrado por muitas gerações, por sua luta travada contra a corrupção no Judiciário. Aplaudo a coragem desta mulher valente, baiana guerreira e determinada que contribuiu na moralização do Judiciário”, concluiu o parlamentar. (Da assessoria)
 

Comentários (0)