César Halum solicita a Ministério instalação de aeroporto em Augustinópolis

O deputado César Halum (PSD) solicitou a construção de um aeroporto com porte nacional na cidade de Augustinópolis. Segundo Halum, o objetivo é, dentre outras coisas, ampliar o desenvolvimento do turismo e do transporte. A Secretaria de Aviação Civil...

Indicação de autoria do deputado César Halum (PSD/TO) e encaminhada ao ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, e ao presidente da Anac, Marcelo Pacheco, solicita a construção de um aeroporto com porte nacional na cidade de Augustinópolis. De acordo com o parlamentar o objetivo da proposta é ampliar o desenvolvimento do turismo, transporte e permitir as condições mínimas de concorrência nesta área com os demais municípios e Estados brasileiros.

Na solicitação, Halum aponta que Augustinópolis é o centro comercial da região do Bico do Papagaio, composta por outras 25 cidades e que no município se instala o Hospital de Augustinópolis, cujos serviços são de média complexidade, sendo a única UTI da região. “Com a construção do Aeroporto, a população que ali reside e também do entorno, estariam amparadas quando houvesse a necessidade de transporte aéreo de urgência para o referido Centro Médico. Hoje os que precisam de tal atendimento são submetidos a uma viagem de 40 km até Araguatins, onde fica o aeroporto mais próximo”, argumentou o deputado.

Halum também apresenta como justificativa para a instalação do aeroporto, a construção do Porto Fluvial de Praia Norte, a 15 km de Augustinópolis. O empreendimento, que será instalado às margens do rio Tocantins, colocará o Estado na rota de dois dos principais portos do Brasil: o de Manaus (AM) e o de Belém (PA). “Esta será uma rota alternativa de saída do corredor centro-norte, com o Tocantins ao centro, rumo ao Atlântico, por isso se faz necessário se ter a opção aérea de transporte de cargas”, disse César Halum afirmando que outro ponto que mostra a necessidade do investimento é o Projeto de Irrigação Sampaio, localizado a 30 km da cidade. As obras do projeto consistem em sistemas de bombeamento para captação, distribuição e drenagem d"água, bem como dique para proteção das áreas de lavoura contra as cheias do Rio Tocantins.

A Secretaria de Aviação Civil fará estudos de viabilidade na região e emitirá laudos para analise da Anac. (Da assessoria)

Comentários (0)