Claudia Lelis requer audiência pública e frente parlamentar em defesa dos animais

A deputada disse que em reunião com ONGs e grupos de defesa dos animais,  os participantes entregaram demandas e solicitaram apoio para essa causa.

Crédito: Divulgação

A deputada Claudia Lelis (PV) entrou com dois requerimentos na sessão desta quarta-feira, 20, que propõe realização de audiência pública em Palmas e a criação de uma frente parlamentar para debater sobre a proteção e defesa dos animais na Capital.  

 

A deputada disse que em reunião com ONGs e grupos de defesa dos animais,  os participantes entregaram demandas e solicitaram apoio para essa causa. Segundo a deputada os representantes das ONGs destacaram que atualmente não existe no Estado dados relacionados a números de animais em situação de risco, ou que vivem nas ruas e que esse trabalho é realizado pelos participantes das ONGs que fazem por conta própria o trabalho de resgate, recuperação, ressocialização e recolocação, seja de animal perdido ou abandonado.

 

“Eles tratam doenças, castram, doam, promovem o controle de natalidade e denunciam maus tratos. Além de encaminhar animais para clínicas e essas atitudes beneficiam centenas de moradores”, destacou Lelis que acrescentou,  “essas medidas geram menos animais nas ruas, menos acidentes de trânsito, menos zoonoses, menos acidentes por mordeduras, melhor condição sanitária nas vias públicas”. 

 

Cláudia Lélis reforçou ainda que muito mais precisa ser feito e por isso propõe a audiência publica e criação da frente parlamentar para que todos juntos possam pensar na melhor solução para esse problema que é de saúde pública.

 

A audiência possibilitará a participação da sociedade em conjunto com representantes de ONG´s em defesa dos animais, CCZ, prefeitura e outras entidades da sociedade possam debater sobre o assunto e juntos buscar alternativas.

 

Dados

 

Cerca de 75% das doenças humanas emergentes ou reemergentes do último século são zoonoses, isto é, doenças de origem animal, que além de causarem fatalidades humanas e animais, afetam a economia de países.

 

O Brasil registra mais de 600 mil notificações por ano em mordedura de cães, sendo o 3° maior agravo do País. Palmas está em 2° lugar, perdendo apenas para os casos de dengue.

 

O Brasil tem a segunda maior população de cães e gatos do mundo, ficando atrás apenas dos Estados Unidos que já tratam o abuso de animais como um crime grave.

 

Comentários (0)