Coimbra participa de reunião para tratar de terras desapropriadas

Coimbra participou de reunião que debateu a demarcação de terras indígenas no Brasil. O parlamentar afirmou que com as desapropriações a Funai está desestruturando o agronegócio brasileiro.

Isaac Amorim
Descrição: Isaac Amorim Crédito: Coimbra participou de debate

Coimbra participou de reunião que debateu a demarcação de terras indígenas no Brasil. O parlamentar afirmou que com as desapropriações a Funai está desestruturando o agronegócio brasileiro.

 

O deputado federal Júnior Coimbra (PMDB-TO) se reuniu com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, o Advogado-Geral da União, Luis Adams, a presidente da Funai, Marta Azevedo, e deputados da Frente Agropecuária para discutir a demarcação de terras indígenas no Brasil.

 

A reunião no Ministério da Justiça foi solicitada pela Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) para cobrar do governo uma posição a respeito das regras de demarcação de novas áreas indígenas. Munidos de farta documentação e números sobre a questão indígena estado por estado, os parlamentares alegaram que pela Portaria 303, publicada em 16 de julho pela AGU, as novas demarcações teriam que seguir as diretrizes determinadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento do caso da Reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima. Mas, segundo os parlamentares, a Funai até agora não parou de emitir novos atos de demarcação. Em razão disso, a bancada fez um apelo ao governo para que cesse os atos imediatamente, e que as novas demarcações de terras indígenas passem pelo crivo do Congresso Nacional.

 

Júnior Coimbra afirmou que com essas desapropriações a FUNAI está desestruturando o agronegócio brasileiro, que é responsável pelos bons índices da economia. Para o parlamentar, essas demarcações terão como resultado imediato a queda na produção de alimentos.

 

Comitiva

Na condição de convidado, o deputado Júnior Coimbra integra a comitiva do Ministro da Justiça nesta quinta-feira, 23, que vem ao Estado do Tocantins para participar da inauguração da nova sede da Defensoria Pública Estadual. (Com a colaboração de Claudivan Santiago)

 

Comentários (0)