Conferência Regional do Meio Ambiente em Arraias atrai moradores de sete cidades

No encontro houve o debate sobre a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que trata do fim dos lixões e deve ser implantada até 2014 em todos os municípios

Conferência em Arraias
Descrição: Conferência em Arraias Crédito: Ascom

Após passar por Araguatins, Guaraí, Paraíso, Palmas, Porto Nacional, Araguaína, Dianópolis e Gurupi, a Conferência Regional do Meio Ambiente chegou a Arraias, cidade no sudeste do Tocantins, a 416 Km de Palmas. Com o propósito de discutir a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que prevê o fim dos lixões e a gestão adequada dos resíduos até agosto de 2014, o evento reuniu, nesta quinta-feira, 7, na creche Irmã Lucília, alunos, vereadores, gestores públicos e representantes da sociedade civil de Arraias e de outras sete cidades (Aurora do Tocantins, Combinado, Conceição do Tocantins, Lavandeira, Novo Alegre, Paranã e Taipas).

Promovida pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), a Conferência Regional de Arraias foi aberta pelo Secretário Alan Barbiero, que destacou a necessidade de se encontrar coletivamente uma solução para os lixões, presentes em 100% dos municípios tocantinenses, segundo dados do Ministério Público Estadual. “O problema do lixo não pode ser resolvido de forma isolada, temos de dar uma destinação correta para cada tipo de resíduo e encontrar uma solução que contemple todo o Estado”, afirmou o Secretário.

Assim como nas Conferências anteriores, em Arraias, foram eleitos delegados que apresentarão e defenderão, na Conferência Estadual, as vinte ações escolhidas como prioritárias pela Região. A Conferência Estadual acontecerá em Palmas, nos dias 9 e 10 de setembro, e contará com a participação dos seis delegados de Arraias e dos eleitos nas outras regiões.

Presenças

Prestigiaram a Conferência Regional do Meio Ambiente de Arraias, os Secretários Municipais de Educação, Elaine Cardoso, do Meio Ambiente, Filemon França, o presidente da Câmara de Vereadores, Alexandre Cardoso, o vice-prefeito de Combinado, Glauco Rafael, o diretor do câmpus da Universidade Federal do Tocantins de Arraias, Idemar Vizolli, dentre outras autoridades locais.

 

Comentários (0)