Uma cena que poderia causar no mínimo revolta e indignação a qualquer cidadão de bem que paga seus impostos e acredita no futuro de Palmas foi presenciada na manhã deste sábado, 16. Diante do descaso, da falta de sensibilidade da Administração Pública da Capital cerca de 10 crianças, que aparentavam ter entre 8 a 13 anos, capinavam uma Praça na Região Sul de Palmas. Os meninos com enxadas, pás e carrinhos limpavam a área para construir, segundo eles, um “campinho de futebol” para brincar.
A Praça está localizada entre as Ruas Curitiba, Campo Grande e Belo Horizonte, no Setor Jardim Aureny I, e não recebe limpeza, manutenção ou qualquer atenção por parte da Prefeitura de Palmas. “É um absurdo crianças terem que limpar uma praça para poder ter um campo para brincar. Onde está o poder público para cumprir a sua obrigação? Não podemos tolerar tamanha inércia da prefeitura diante dos problemas que assolam a nossa cidade”, afirmou o vereador Lúcio Campelo.
Ainda segundo Campelo, não se pode aceitar que as crianças, que deviam ter uma atenção especial do Poder Público, tenham que assumir a função da prefeitura para poder ter acesso ao lazer, que lhes é garantido constitucionalmente. Desde o início do primeiro mandato o vereador Lúcio Campelo cobra, via requerimento, a reforma da referida praça. “No dia 7 de fevereiro deste ano já apresentamos um novo requerimento à prefeitura para cuidar desta praça”, disse.
No bairro também não há um quadra poliesportiva ou um espaço destinado para o lazer destas crianças. O vereador republicano também questionou as promessas de campanha de Carlos Amastha de ser uma agente de mudança e transformação na Capital. “Era muito cômoda a posição de empresário, de ir às ruas prometer, falar que vai fazer e acontecer. Agora como gestor ele não está fazendo aquilo que prometeu. A situação esta piorando, crianças estão fazendo o papel da prefeitura. A foto mostra que na verdade são as crianças que estão cumprindo as suas promessas de campanha”, cobrou Campelo. (Ascom/ Campelo)
Prefeitura diz que estuda construção de área de lazer
Após publicação da matéria, por meio de nota, o presidente da Fundação do Esporte e Lazer de Palmas, Tenente Cleyton Alen, que é morador do bairro Aureny I, disse que “repudia qualquer ação nesse sentido, uma vez que lugar de criança é na escola” e informou que no dia em que as crianças realizavam a limpeza foi até o local e imediatamente solicitou a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos que enviasse as máquinas para fazer a roçagem do local.
Confira a nota na íntegra:
Veículo: T1 Notícias
Assunto: Praça Aureny I
Data: 18 de fevereiro de 2013
Sobre a matéria “Crianças limpam praça para ter onde brincar: Campelo aponta inércia e cobra ação”, o presidente da Fundação do Esporte e Lazer de Palmas, tenente Cleyton Alen, que é morador do bairro Aureny I, disse que “repudia qualquer ação nesse sentido, uma vez que lugar de criança é na escola”.
Cleyton reforça que no dia em que as crianças realizavam a limpeza, foi até o local e imediatamente solicitou a Secretaria de
Infraestrutura e Serviços Públicos que enviasse as máquinas para fazer a roçagem do local.
Com relação à construção de um campo ou local para prática de lazer ele frisou que sua equipe analisa a viabilidade mesmo sem espaço disponível na praça e reforçou que já existe um complexo esportivo no Aureny I que terá total atenção por parte da atual gestão para viabilizar e estimular a prática esportiva.
Cleyton pede a população que em casos como esse não haja por conta própria, mas comunique imediatamente a Ouvidoria através do 0800 6464 156.
Comentários (0)