Damaso recebe lideranças de São Félix do Tocantins na Assembleia

Na pauta do encontro, o pedido de ajuda junto ao Executivo para a continuidade das obras da TO-030...

Damaso com vereadores de São Félix
Descrição: Damaso com vereadores de São Félix Crédito: Ascom

Os vereadores de São Félix do Tocantins, Carlos Israel Ribeiro (PDT) e Vinícius Rocha de Sousa (PDT) visitaram o gabinete do vice-presidente da Assembleia, deputado Osires Damaso (DEM) na tarde desta quinta-feira, 19. Na pauta do encontro, o pedido de ajuda junto ao Executivo para a continuidade das obras da TO-030 (Estrada Cênica), projetada para servir de corredor ecoturístico entre os municípios de Novo Acordo, São Félix e Mateiros.

Os líderes municipalistas explicaram a Damaso que o projeto original da estrada é de 2008, quando a Agência de Desenvolvimento Turístico do Estado (ADTUR) apresentou uma carta consulta ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD) com a proposta de transformar o percurso em uma rodovia Parque através do Programa de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDTIS), do Ministério do Turismo.

“Com isso, conseguiu-se a aprovação da proposta de pavimentação e construção de mirantes ao longo do traçado da TO-030, em seu primeiro trecho, entre as cidades de Novo Acordo e São Félix. O PDTIS viria a ser contemplado ao Tocantins com um repasse de recursos no montante de 120 milhões de dólares, sendo o Jalapão o principal objeto de destinação desses recursos”, explicou Vinícius.

Em 2009 foi assinado convênio entre o Governo do Estado e o Ministério do Turismo com o objetivo de adequação viária e pavimentação do trecho, de aproximadamente, 150 km da TO-030, o que possibilitou a abertura de processo de licitação e repasse inicial de recursos, para a implantação do canteiro de obras, já em 2010.

As obras começaram em março de 2011, mas foram paralisadas em setembro do mesmo ano, pela constatação de irregularidades no processo de aprovação do serviço dentro do Ministério do Turismo, as quais impediram a correta destinação dos recursos públicos federais para a Estrada Cênica. Desta forma, os repasses e a obra foram suspensos e a licitação anulada, adiantou Ribeiro.

Os vereadores pediram ao vice-presidente da Assembleia que leve a questão ao conhecimento do Governador Siqueira Campos, para que o Governo ajude na regularização do processo com uma nova licitação. Os líderes citaram também, o empenho do Prefeito de São Félix do Tocantins, Marlen Ribeiro Rodrigues para a recuperação e pavimentação da Estrada Cênica, que é tão importante para a região turística tocantinense.

 

Comentários (0)