Divina Márcia lembra Dia da Síndrome de Down e apresenta requerimento que beneficia portadores de necessidades especiais

O Dia Internacional da Síndrome de Down foi lembrado nesta terça, 21, pela vereadora Divina Márcia (PTN). Na ocasião, em alusão a data, a vereadora apresentou requerimentos solicitando ônibus ou van para transportar as pessoas portadoras de necessida...

A vereadora Divina Márcia (PTN) destacou na manhã de hoje (21) o Dia Internacional da Síndrome de Down. A parlamentar lembrou que a data ganha maior dimensão, já que será celebrada pela primeira vez em 193 países, graças a uma moção apresentada pelo Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU).

Em Palmas, a APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais), que constitui-se, na defesa de direitos e prestação de serviços visando proporcionar qualidade de vida, promoção e inclusão social da Pessoa com Deficiência, conta hoje com 206 alunos portadores de necessidades especiais. “Mesmo diante de tantos desafios e limitações a instituição mantém sua fiel missão que é abraçar tantas crianças, jovens e adultos que precisam dela”, ressaltou a vereadora.

Divina relatou, ainda, o brilhante trabalho da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) bem como suas dificuldades e necessidades. “Devemos abraçar esta causa mais que justa. Hoje apresento três requerimentos voltados para ações no sentido de melhorar as condições de trabalho e atendimento da Apae de Palmas.” Relatou.

Os requerimentos solicitam um ônibus ou van para transportar as pessoas portadoras de necessidades especiais atendidas pela Apae, que moram em Taquaruçu. Bem como a construção de uma sala multifuncional na sede da Apae de Palmas, para a realização de atividades específicas dos portadores de necessidades especiais. Solicitou, ainda, ao Secretário Municipal de Educação, informações sobre projetos e o atendimento as pessoas portadoras da Síndrome de Down e outras necessidades especiais.

Além das solicitações já citadas, também foram apresentados os requerimentos que pedem a Instalação de aparelhos de Ginástica – Academia ao ar livre, na Praça da Quadra 1206 Sul. Solicitou ainda, agilidade nas linhas de ônibus- Eixão I para o setor Lago Sul e a construção de um abrigo de ponto de ônibus também para o setor Lago Sul.

Números da Síndrome de Down

No Brasil são mais de trezentas mil pessoas com Síndrome de Down, sendo que por ano nascem oito mil bebês com a síndrome. Diversas ações educativas são realizadas em todo o Brasil neste dia 21 de março em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, alteração genética produzida pela presença de um cromossomo a mais, o par 21. Atualmente, a data ganha boa notícia. Com os avanços da medicina, a expectativa de vida dos portadores da modificação genética subiu de cerca de 15 anos, em 1947, para 70. Os dados são da Santa Casa de São Paulo.

Segundo dados do IBGE, o número de casos no país supera os 300 mil. A Síndrome de Down pode atingir um entre 800 ou 1000 recém-nascidos. (Ascom)

Comentários (0)