Em primeira reunião com novo líder, papel dos vice-líderes é destacado

Coimbra disse que Cunha defendeu a adoção de sistemáticas de trabalho que possam orientar a atuação do PMDB em comissões, em votações no Plenário e propôs a criação de vice-lideranças setorizadas.

 

A bancada do PMDB na Câmara se reuniu na manhã desta terça-feira (26) sob o comando do líder Eduardo Cunha (RJ). No primeiro encontro com os vice-líderes, o novo líder apresentou as diretrizes que deverão orientar os trabalhos da Liderança ao longo deste ano. 

 

Em seu pronunciamento oficial, Cunha agradeceu o empenho de todos os parlamentares no processo eletivo e assegurou que a unidade do Partido é um dos principais objetivos de sua liderança. “A disputa eleitoral envolve compromissos que serão honrados. Mas asseguro que não haverá nenhum tipo de discriminação. Pretendo ser líder de todos. Pretendo conversar individualmente com cada parlamentar. Todos temos que estar engajados na representação política do nosso partido”, declarou.

 

Segundo o Vice-Líder do PMDB, deputado federal Júnior Coimbra (PMDB), Cunha defendeu a adoção de sistemáticas de trabalho que possam orientar a atuação do PMDB em comissões, em votações no Plenário. Para isso, o líder propôs a criação de vice-lideranças setorizadas, que deverão ser comandadas pelos vice-líderes escolhidos e seus adjuntos, todos parlamentares peemedebistas. “Queria que todos tivéssemos conscientes de que o processo é político e, portanto, deverá ser tratado politicamente. Para isso precisamos de uma liderança profissionalizada. O meu estilo é disciplinado. E esta disciplina estará presente na atuação da liderança, que sirva de instrumento de afirmação da bancada”, explicou. 

 

Sobre o funcionamento das vice-lideranças, Coimbra afirmou que Cunha esclareceu que deverão ser formados agrupamentos dentro da bancada que estejam dispostos a compartilhar o trabalho. “Se não tivermos dispostos a trabalhar juntos fica muito difícil atingir os objetivos da liderança. Teremos pelo menos cinco vice-lideranças com um compremetimento maior do que as outras, com um adjunto para auxiliar no trabalho”, enfatizou.

 

De acordo com o Líder do PMDB, sua proposta é para conceder ao colégio de vice-líderes um papel de relevância. “Haverá uma vice-liderança que cuidará de Plenário. Um vice-líder encarregado de Comissões Permanentes. Outro ficará responsável pelas Comissões Mistas, medidas provisórias, preparo das emendas, controle das decisões do PMDB no trato de Medidas Provisórias. O mesmo acontecerá com a Comissão Mista de Orçamento e com os assuntos relacionados às bancadas estaduais. Por último, haverá um vice-líder para representar o PMDB junto ao governo federal”, disse.

 

Cada vice-líder, segundo o líder, será auxiliado por um adjunto que terá a missão de coordenar os trabalhos. “O primeiro vice-líder é o substituto do líder. Assim como o adjunto seria o substituto do vice-líder encarregado de plenário, ou de comissões, por exemplo. Todos que quiserem trabalhar terão oportunidade de trabalhar”, ponderou.

Com informações da Assessoria de Comunicação do PMDB.

 

 

Comentários (0)