Em reunião com Ibama, Olyntho discute causas de incêndios em zonas rurais

Olyntho discute com Ibama causas de incêndios em zonas rurais; Deputado visitou parte dessas áreas e os produtores rurais apontaram como causa principal dos incêndios

Deputado recebe representantes do Ibama para tratar sobre solução de queimadas
Descrição: Deputado recebe representantes do Ibama para tratar sobre solução de queimadas Crédito: Adriana Borges

O deputado Olyntho Neto (PSDB) recebeu em seu gabinete, o superintendente do IBAMA no Tocantins, Lucas Santos Costa, acompanhado do analista ambiental do órgão, Wallace Lopes. Eles conversaram sobre a investigação das causas de queimadas no estado do Tocantins que aguarda a conclusão de laudo de fiscalização e perícia, realizadas nas regiões mais afetadas pelas queimadas que causaram grandes incêndios e prejuízos, não só ao meio ambiente, mas também em diversas áreas de produção rural.

 

Olyntho visitou parte dessas áreas e os produtores rurais apontaram como causa principal dos incêndios, a falta de manutenção na rede de transmissão de energia elétrica. Na reunião, o superintende do Ibama antecipou que laudos parciais já identificaram essa falha, fazendo com que o órgão notifique a concessionária de energia elétrica no Tocantins, Energisa. Falta da limpeza nas faixas de servidão, que são as áreas localizadas abaixo das  linhas de transmissão da energia, é uma das causas das queimadas que se tornaram incêndios no Estado.

 

“Muitos focos desses incêndios começaram por faíscas nos cabos de condução de energia”, apontou o Deputado. O Superintendente do Ibama concordou e garantiu que uma força tarefa envolvendo, além do Ibama, fiscais do Naturatins e militares do Corpo de Bombeiros. “Tão logo o laudo final for concluído, os órgãos competentes irão tomar as providências cabíveis para evitar que novos acidentes como os que ocorreram este ano voltem a acontecer, causando tantos prejuizos à fauna, flora e também à produção rural no Tocantins”, afirmou Lucas.

 

Comentários (0)