Especialistas e autoridades participam de seminário proposto por Agnolin

Ministros do Desenvolvimento Econômico e Micro Empresa estavam presentes

Seminário discutiu a economia brasileira
Descrição: Seminário discutiu a economia brasileira Crédito: Ascom

Especialistas em economia analisaram o cenário atual e os desafios para o crescimento nacional durante seminário “Panorama da Economia Brasileira”, proposto pelo deputado Angelo Agnolin, enquanto presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados.

O debate, ocorrido na última quarta-feira, contou com economistas ligados a pré-candidatos à Presidência da República, o jornalista e comentarista da Rede Globo e CBN Carlos Alberto Sardenberg e representantes do Ministério da Fazenda, da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além dos Ministros do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (MDIC), Mauro Borges Lemos, e da Micro e Pequena Empresa , Guilherme Afif Domingos.  

O deputado Agnolin, que coordenou o painel, disse que a necessidade de melhoria da competitividade industrial foi um dos temas principais no debate. “Estamos ainda amparados pelas commodities (bem equivalente e trocável por outro igual, independentemente de quem o produz, como por exemplo, o petróleo), o que não é o melhor caminho para um país que quer ser desenvolvido”. Já para Sardenberg, a baixa competitividade é devida “ao custo dos salários, da defasagem em tecnologia e do baixo nível de capital, de infraestrutura”.

"Precisamos acabar com a cacra da burocracia brasileira, principalmente na abertura de micro e pequenas empresas", disse o Ministro Afif Domingos. Já Mauro Borges, Ministro do MDIC, foi contundente: "Estamos vivendo uma grande crise na economia mundial. Não podemos subestimar esse diagnóstico".

 

(Colaboração: Jornal da Câmara)

Comentários (0)