Iratã apresenta requerimentos para minimizar problemas de produtores rurais

Um dos principais problemas apontados pelos produtores é a falta de assistência por parte do município...

Produtores rurais apresentam problemas à Iratã
Descrição: Produtores rurais apresentam problemas à Iratã Crédito: Ascom

Depois de percorrer várias localidades da zona rural de Palmas e de ter participado no sábado, 19, da programação da CNA/FAET no Campo, o vereador Iratã Abreu (PSD-TO) abordou na sessão ordinária desta quarta-feira, 23, as demandas apresentadas pelos produtores e trabalhadores rurais da região e apresentou requerimentos pedindo soluções para os problemas apontados.

Segundo ele, as dificuldades são grandes e a primeira delas é assistência. Os produtores, segundo ele, reclamam que há tempos não recebem “horas de tratores” da municipalidade para gradear a terra e nem o calcário. “O município precisa melhorar essa assistência, pois muitos dos nossos produtores dependem dela para poder produzir e, assim, abastecer nossa Capital, e fazer girar a nossa economia,” ressalta Iratã.

A comercialização dos produtos artesanais de origem animal e vegetal foi outro problema encontrado pelo vereador. De acordo com ele, os produtores, especialmente dos PA’s Entre Rios, Veredão e Sítio, reclamam da dificuldade em obter autorização municipal para comercializar seus produtos e reclamam que as exigências que estão sendo feitas pela atual administração poderão inviabilizar a produção.

Como exemplo, Iratã citou uma família que trabalha com o processamento de polpa de frutas. Segundo ele, a família relatou que a atual gestão exigiu o alvará e que quando foram buscá-lo foi feita uma nova exigência, desta feita para que apresentassem um projeto da fábrica de polpa, cujo custo é de mais de R$ 70 mil, fora o investimento.

Para não inviabilizar a comercialização de produtos artesanais de origem animal e vegetal, Iratã solicita da Prefeitura de Palmas que seja feita a flexibilização destas exigências, mas mantendo, é claro, a qualidade e a sanidade destes produtos.

 

Transporte e Saúde

Outras duas questões apontadas pelos produtores e trabalhadores rurais foram o transporte coletivo de passageiros, que não existe, e a reabertura do reabertura do posto de saúde no povoado Vida e Luz foram outras demandas ao vereador Iratã Abreu.

 

Cumprimentos

Os vereadores Etinho Nordeste, que esteve no CNA/FAET no Campo, e Marilon Barbosa, que não pode comparecer, cumprimentaram o vereador Iratã Abreu pela realização da programação realizada no sábado, 19, no Taquaruçu Grande e reconheceram a importância de se levar benefícios aos produtores da região. Na oportunidade, Iratã anunciou que a partir desta semana a FAET começa a trabalhar um projeto específico para a zona rural de Palmas e que buscará parceria com o município. 

 

Comentários (0)