Iratã repudia 'interferência' de Amastha na eleição da Mesa Diretora da Câmara

Segundo o vereador, o prefeito exigiu que nenhum vereador da oposição fizesse parte da mesa diretora...

Vereador Iratã Abreu
Descrição: Vereador Iratã Abreu Crédito: Ezequias Araújo

Com a certeza de que o resultado da eleição do novo presidente e da mesa diretora da Câmara Municipal de Palmas já estava consolidado, mas discordando da interferência prefeito Carlos Amastha (PP) no processo eleitoral da Casa, que exigiu que nenhum vereador da oposição fizesse parte da mesa diretora, o líder da oposição na Casa, vereador Iratã Abreu (PSD-TO), protocolou na manhã desta quinta-feira, 26, sua candidatura ao cargo de presidente.

 

“Minha candidatura não foi de protesto. Foi simbólica. Repudiamos a interferência do prefeito neste processo e demonstramos mais uma vez que não somos subservientes a ele; que vamos continuar a exercer nosso papel de fiscalizadores”, afirmou Iratã ao ressaltar seu respeito ao colega Rogério Freitas, que ao final da eleição, que se deu em votação secreta, foi eleito por 16 votos a 3.

 

Foram eleitos também os vereadores da nova Mesa Diretora. São eles José do Lago Folha Filho para vice-presidente; Etinho Nordeste (1º secretário); Gerson da Mil Coisas (2º secretário) e Pastor João Campos (3º secretário). O novo presidente e os membros da nova Mesa Diretora foram eleitos para o biênio 2015-2016.

 

Decisão

Em seu pronunciamento antes da votação, Iratã recordou aos presentes como havia se dado a decisão de antecipar a eleição do novo presidente e da nova mesa diretora da Casa. Lembrou que naquela ocasião, o objetivo foi evitar que o processo eleitoral pudesse intervir na sucessão da Câmara. “E assim foi feito. Mudamos a Lei Orgânica e o processo sucessório foi deflagrado, tendo eu declarado meu apoio ao vereador Folha”, expôs Iratã ao explicar que até este momento o processo sucessório caminhava de forma democrática.

 

Contudo, explicou o vereador, na última segunda-feira, 23, o Prefeito convocou sua base aliada e impôs a exclusão dos vereadores da oposição da Mesa Diretora. “Dai porque coloquei minha candidatura ao cargo de presidente”, apontou Iratã. 

 

Comentários (0)