Joaquim Maia cobra explicações da Semed sobre suspensão de repasses para merenda

Vereador Joaquim Maia cobra da secretária da Educação explicações sobre ofício suspendendo repasses de recursos de gestão e merenda escolar...

Vereador Joaquim Maia
Descrição: Vereador Joaquim Maia Crédito: Ascom

O vereador Joaquim Maia (PV) leu em plenário, na sessão de hoje, 29, o ofício enviado pelo secretário Executivo da Educação, André Luiz Vitral, aos diretores das escolas municipais. No ofício, encaminhado aos diretores no último dia 15, a secretaria da Educação comunicou a “impossibilidade do repasse de recursos da Gestão e Merenda Escolar, referente ao segundo trimestre de 2014, no mês de abril”, sugerindo que “priorize o pagamento de contas fixas, que podem gerar multas, se pagas em atraso”.

Com o comunicado do não repasse o Vereador manifestou preocupação com a possibilidade de falta de recursos para a manutenção das necessidades básicas das escolas e com o fornecimento da merenda.

Para que sejam dadas as devidas explicações, Joaquim Maia apresentou requerimento para que a secretária da Educação, Berenice de Fátima Barbosa apresente aos vereadores, e à sociedade, informações referentes a suspensão dos repasses para as escolas-CMEIs.

Joaquim Maia lembrou que no Portal do MEC está explicito a finalidade dos repasses: “A lei é clara e pode ser vista no Portal do MEC, que garante a transferência de recursos financeiros para subsidiar a alimentação escolar de todos os alunos da educação básica. O repasse é feito diretamente aos estados e municípios, com base no censo escolar. É direito Constitucional de todo aluno receber alimentação escolar e não podemos deixá-la faltar”.

Maia lembrou que para o orçamento de 2014, o Executivo havia proposto uma redução nos investimentos da educação, o que não foi aceito pelos vereadores. “A educação em nosso município já obteve grandes avanços e não podemos retroagir. Esperamos que esta situação seja revista com a responsabilidade que lhe é devida.”Finalizou o vereador.

O requerimento foi apresentado em regime de urgência e aprovado pela Casa.

Comentários (0)