A deputada estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa, Luana Ribeiro (PDT-TO) apresentou dois projetos de lei que beneficiam diretamente as mulheres na política e na segurança pública, nesta quinta-feira, 10. Um deles requer a criação da Comissão Especial para o Empoderamento da Mulher na Política e no Esporte – CEEMPE-TO; e o segundo, dispõe sobre os horários de funcionamento das delegacias de polícia especializadas em atendimento à mulher no Tocantins.
“Acho que esta data é um marco para que a gente dê atenção às questões relacionadas à mulher, que não são poucas. Esses projetos visam dar mais visibilidade à mulher na política, além melhorar a proteção contra a violência feminina, que é crescente. Sou mulher e sempre lutarei pelos nossos direitos, dentro e fora da política”, disse Luana Ribeiro.
Entre os objetivos de criar a CEEMPE-TO estão identificar no Tocantins onde estão as mulheres nos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, em seus 139 municípios; e saber “onde estamos” em relação ao futebol feminino no Tocantins, já que a comissão foi criada no Senado Federal depois da Audiência Pública: “120 anos da 1ª Partida de Futebol Feminino no Mundo - e no Brasil ONDE ESTAMOS”, uma referência histórica aos 120 anos da 1ª Partida de Futebol Feminino no Mundo, em 23 de março de 1895 na Inglaterra, liderada pela Ativista Feminista "Miss Nettie Honeyball".
Já sobre o horário de funcionamento das delegacias de atendimento à mulher, a deputada solicita que o atendimento seja durante as 24 horas, devido ao preocupante aumento da violência contra a mulher.
Comentários (0)